O diretor executivo da France Telecom, Stephane Richard, considera que o preço do iPhone sem subsidiarização é proibitivo para a maioria dos consumidores europeus.

O CEO de uma das maiores operadoras de telecomunicações do velho continente diz que o comportamento dos consumidores está a mudar e a fatia de utilizadores dispostos a desembolsarem cerca de 600 euros por um telemóvel é cada vez mais pequena.

Das longas filas de pessoas às portas das lojas registadas nos primeiros anos após o lançamento em 2007, este ano o executivo da France Telecom diz que a Apple vai sentir a mudança que está a haver no mercado europeu. "Vender um iPhone a 600 euros está cada vez mais difícil", revelou em entrevista à Bloomberg.

Apesar de fazer referência direta ao iPhone, o mesmo vale para os smartphones de outras marcas como o Sony Xperia Z, BlackBerry Z10, Galaxy S III, LG Optimus G e Nokia Lumia 920.

Na opinião do líder da France Telecom as pessoas procuram cada vez mais telemóveis e pacotes de comunicações mais baratos, o que está a condicionar a saúde financeira das operadoras. Além da competição aguerrida entre empresas e da crise que assombra a Europa, Stephane Richard diz ainda que os consumidores estão a trocar cada vez menos de dispositivo.

Todo este orçamento apertado tem repercursão direta nas receitas das operadoras e no seu desempenho em bolsa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.