As propostas completas de preços para os novos iPhone têm caído a conta-gotas nos site das três operadoras. Ao que o TeK apurou junto de várias fontes, as formalidades e autorizações que é preciso garantir junto da fabricante têm tornado o processo mais demorado.



Ainda assim, já é possível fazer contas e voltar a concluir que a única forma de colocar os novos smartphone da Apple num patamar de preço menos proibitivo é subscrevendo um plano de comunicações com voz e dados. "Low-cost", uma opção que nunca foi anunciada pela Apple, mas que foi alimentada pela imprensa durante vários meses, só dessa forma. E, mesmo assim, tem outros custos.



Um plano de comunicações deste tipo é essencial para tirar partido de um equipamento que centraliza boa parte dos atributos em funcionalidades que precisam de ligação à Internet. A questão estará em saber se as suas necessidades, ou disponibilidade para pagar uma mensalidade, acompanham o patamar de preço que garante acesso ao maior desconto.



Na TMN, Vodafone e Optimus as melhores propostas de preço para o iPhone 5c e para o iPhone 5s estão associadas à subscrição do pacote de comunicações de voz e dados mais generoso das operadoras, no preço e naquilo que inclui.



Na TMN e na Vodafone isso traduz-se num preço de 99,90 euros para o iPhone 5c e de 199,90 euros para o 5s, associados a uma mensalidade de 69,90 euros, que garante comunicações "ilimitadas" de voz e dados.



Na Optimus, a mensalidade proposta para obter o melhor desconto no 5c e no 5s é a mesma, 69,90 euros, mas o preço dos equipamentos é superior: 119,90 euros no caso do 5c e 219,90 euros no caso do 5s.



Nas várias operadoras, o cliente pode optar por subscrever planos de comunicações com uma mensalidade menor, mas o desconto reduz-se.



Veja no quadro abaixo o que está incluído em cada um dos planos de comunicações propostos pelos operadores para garantir o desconto máximo nos novos iPhone.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Outra conta que vale a pena fazer é a que lhe permite perceber se vale de facto a pena subscrever o plano de dados mais generoso do operador só para ter acesso ao equipamento, tendo em conta que o acesso a este tipo de ofertas combinadas está sujeito a um plano de fidelização de 24 meses.



No quadro abaixo pode ver as contas, que somam ao preço final dos novos iPhone em operador (mais baixos que os preços praticados na loja da Apple), 24 meses de mensalidade, tendo por base os tarifários que dão acesso ao desconto máximo nos equipamentos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Note-se que todas as contas são feitas tomando como exemplo a opção de 16 GB, quer para o iPhone 5c, quer para o 5s. Outras configurações podem conduzir a números diferentes. Por exemplo, se optar pelo iPhone 5c de 32GB o desconto na compra do equipamento já só irá até aos 199,90 euros, mais 100 euros que na versão mais básica, tomando como referência as ofertas da TMN e da Vodafone.



Quem prefere investir em equipamentos livres de configurações dos operadores e desbloqueados deve ter em conta a oferta da Apple, cujos preços o TeK já detalhou.



Os preços da Apple são 20 euros mais caros que os praticados pela TMN e Vodafone nas versões de 16GB. Nas versões com maior capacidade as diferenças de preços, face às melhores propostas dos operadores, mantêm-se mas são menores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.