Apesar da Apple não passar propriamente uma fatura discriminada com o custo dos componentes que compõem os seus equipamentos, os especialistas em hardware fazem estimativas dos valores de fabricação. É o caso da Tech Insights, uma empresa de Ontário que abre os telefones para analisar o hardware e estimar o custo das peças. Fazendo um “orçamento” ao novo iPhone Xs Max com 256 GB de armazenamento, a empresa estima que terá custado à Apple 443 dólares em peças e custos de montagem. Em comparação ao iPhone X de 64 GB, houve um aumento de quase 50 dólares, face aos 395 dólares que custou a fabricar o dispositivo lançado no ano passado.

O enorme ecrã de 6,5 polegadas continua a ser o componente mais caro do sistema, mas ainda assim, a fabricante atenuou o seu custo. Ao cortar componentes relacionados com o 3D Touch a Apple poupou cerca de 10 dólares, com o ecrã a custar 80,50 dólares. Embora seja mais caro que os 77,27 dólares pagos pelo display do iPhone X, o seu tamanho também é superior. A mudança de fabricante do modem da Qualcomm para a Intel fez subir um pouco mais o seu custo, assim como a introdução do novo processador A12 de 7nm.

Somadas as partes, a especialista estima que um iPhone XS Max de 256 GB custou à Apple 443 dólares, um terço daquilo que a gigante tecnológica pede aos seus clientes, 1.249 dólares para esse modelo. Obviamente que este custo não tem associados outras despesas “invisíveis” que a empresa tem, tais como a investigação, o desenvolvimento e o marketing.

Os especialistas afirmam que é nas variações dos modelos consoante o armazenamento interno que a Apple lucra, como reporta a Bloomberg. Veja-se o exemplo o iPhone Xs, cujo preço para a versão de 64 GB é de 999 dólares, com a memória a custar 24 dólares. Já o modelo de 256 GB tem um preço de 1.149 dólares quando a sua memória vale 66 dólares. Ou seja, há um aumento de 149 dólares no valor do dispositivo quando a variação do custo da memória é de 42 dólares.

Por fim, o modelo de 512 GB é vendido a 1.349 dólares, com a sua memória a custar 132.48 dólares. Fazendo a comparação entre o modelo base e o superior, o preço final varia 350 dólares, ao passo que a diferença do custo entre as respetivas memórias é de 108 dólares.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.