Embora a "cultura do dongle" tenha despontado há já alguns meses, com a supressão de entradas no MacBook e no iPhone, a Apple só agora anunciou o lançamento de um modelo que permite a ligação de um carregador e de uns auscultadores com conector de 3,5 mm (em simultâneo) ao iPhone. Note que o produto vai chegar ao mercado um ano após a estreia do iPhone 7, o primeiro da marca a não contar com o chamado "headphone jack".

O periférico vai ser vendido pela Apple, mas será fabricado pela Belkin. A tecnológica norte-americana, que é especializada em acessórios e soluções externas para equipamentos eletrónicos, criou este adaptador para dar seguimento à gama Rockstar, cuja primeira versão apresentava duas entradas Lightning. Em consequência, se um utilizador quisesse utilizar auscultadores com conector de 3,5mm, seria obrigado a ligar outro dongle a este dongle. O problema fica resolvido com esta nova versão.

 

Em contrapartida, é agora impossível ligar outros dongles a esta nova versão. Isto impossibilita, por exemplo, a conexão de um multiplicador de entradas de 3,5mm. Os Lightning EarPods da Apple também não vão funcionar na porta Lightning do dongle, uma vez que esta serve apenas para ligar carregadores - o áudio vai ser emitido pelas colunas do smartphone até que sejam ligados auscultadores à entrada de 3,5mm.

O acessório já está disponível e custa 34,95 dólares.