Os smartphones de gaming da Lenovo, da linha Legion, são listados com regularidade entre os mais poderosos do benchmark AnTuTu. As configurações elevadas demonstram o avanço da tecnologia mobile, aliando aos mais recentes processadores e memórias, sistemas de refrigeração específicas para equipamentos de gaming, melhorando a sua performance.

O problema é que um smartphone de gaming, normalmente com um design característico, apela sobretudo a um público-nicho e as fabricantes têm dificuldade em ter sucesso. Fora da China, o smartphone Lenovo Legion nunca teve grande expressão, e por isso, esta linha foi agora descontinuada. A confirmação chegou de forma oficial pela própria Lenovo, em resposta aos rumores que circulavam, ao Android Authority.

“A Lenovo está a descontinuar os seus smartphones de gaming Android, como parte de uma transformação de negócio mais abrangente e consolidação do portfólio de gaming”, disse a fabricante citado pela publicação. E acrescenta que como líder em equipamentos e soluções de gaming, a Lenovo está comprometida em avançar a categoria através de diversos formatos, “assim como no foco onde possamos adicionar mais valor à comunidade global de gaming”.

Veja na galeria os smartphones Lenovo Legion Y90 para gaming, lançados em 2022:

Além da Lenovo, a Xiaomi parece estar com dificuldades com a sua linha de smartphones de gaming Black Shark. O negócio era para ser comprado pela Tencent em 2022, como parte da sua estratégia de desenvolver equipamentos para o metaverso, mas acabou por se afastar devido à falta de aprovação dos reguladores. E em janeiro a Xiaomi procedeu a despedimentos coletivos da divisão, como reportou a publicação South China Morning Post em janeiro.

Ao desistir da linha Legion Mobile, a Lenovo irá certamente continuar a investir nos smartphones Motorola, que têm vindo a demonstrar a sua tecnologia de ecrãs deslizantes, tal como o protótipo que levou para o Mobile World Congress em fevereiro.

Nota de redação: O SAPO TEK pediu um comentário à Lenovo Portugal sobre o assunto e aguarda resposta no fecho desta notícia.