Lembra-se de termos dito que o LG G4 corria o risco de ser o smartphone mais injustiçado do ano e que não estava a ter muito impacto mediático? A gigante asiática decidiu travar essa situação com o anúncio de um novo equipamento. O LG V10 vai colocar todo o mundo a falar sobre este dispositivo: tem dois ecrãs, tem duas câmaras frontais e parece mostrar que a empresa está disposta a investir em dispositivos mais premium.

Mas indo por partes. O elemento que mais se destaca logo à partida é a existência de dois ecrãs. Além do “tradicional” painel de 5,7 polegadas com uma resolução de 2.560x1.440 píxeis, o telemóvel tem um segundo ecrã incorporado na parte de cima do smartphone, em formato de tira.

Este segundo ecrã tem a missão de funcionar como um cabeçalho de informações importantes - horas, estado do tempo, notificações, eventos - quando o ecrã principal está desligado. Quando o ecrã principal está ligado, este segundo painel serve para aceder de forma rápida a aplicações.

Depois as duas câmaras frontais. Ambas têm cinco megapíxeis de resolução e captam imagens com uma amplitude de 80º. Mas quando as imagens das duas câmaras são fundidas, o resultado é uma composição mais ampla, com 120º. A LG salienta que o facto de serem duas câmaras não permite criar imagens em 3D, mas que as duas trabalham em conjunto para produzirem melhores fotografias.


Por fim há ainda a destacar uma melhoria nos materiais de construção. O rebordo do smartphone é construído em aço inoxidável e a parte traseira é construída em silicone. O objetivo é que estes materiais além de conferirem um aspeto mais premium ao dispositivo, façam dele uma máquina mais resistente a quedas, por exemplo.

Processador Snapdragon 808 de seis núcleos, 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno são outras especificações confirmadas.

O sensor fotográfico é de 16 megapíxeis e o mesmo que equipa o LG G4 - uma das melhores câmaras de smartphone do mercado. Mas nesta versão a tecnológica incluiu algumas melhorias na gravação de vídeo, sobretudo ao nível da estabilização - existe ótica e eletrónica - e dos controlos manuais. O smartphone além de conseguir gravar vídeos em Ultra HD, permite também gravar no formato 21:9.

A LG adianta que o smartphone vai ser lançado na Coreia do Sul já este mês, estando também prevista a sua chegada aos EUA, à China e à Europa nas semanas seguintes. Ainda não há indicação sobre o preço do equipamento, escreve o The Verge.