Novos dados da Counterpoint Research revelam que, em 2022, o mercado de relógios inteligentes registou um crescimento de 12%. De acordo com os especialistas, o mercado conseguiu crescer durante os três primeiros trimestres, no entanto, nos últimos três meses do ano, houve uma queda de 2% no número de equipamentos enviados para as lojas devido às pressões causadas pela inflação.
A Counterpoint Research avança que, no que toca à procura, foi possível observar uma polarização a nível de preços. Por um lado, houve uma diminuição no número de equipamentos de gama média enviados para as lojas. Por outro, os envios de smartwatches com preços inferiores ou iguais a 100 dólares e superiores a 400 dólares aumentaram 34% e 129%, respetivamente.
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Segundo o analista Woojin Son, a Apple ajudou a aumentar os preços médios de venda no mercado de smartwatches, sobretudo no segmento acima dos 400 dólares. “Existem duas razões para este aumento nos preços médios de venda: uma linha diversificada de smartwatches da Apple e um aumento nas taxas de câmbio”, detalha o analista.
Recorde-se que, em 2022, a Apple revelou ao mundo o seu primeiro modelo premium de smartwatch, o Apple Watch Ultra que, nos Estados Unidos, foi lançado com preços a começarem nos 799 dólares. À medida que a taxa de câmbio aumentou, subiu também o preço do equipamento em diferentes países. Em Portugal, por exemplo, o Apple Watch Ultra conta com preços a começarem nos 1.009 euros.
Segundo os dados avançados, a Apple continua a liderar o mercado de relógios inteligentes, com uma quota de 34,1%. O número de smartwatches da empresa da maçã que chegaram às lojas em 2022 cresceu 17%, com modelos como o Apple Watch Series 8, Ultra e a mais recente versão do SE a registrarem fortes vendas. A Samsung, com uma quota de 9,8%, toma o segundo lugar do “pódio”, com um aumento de 12% no número de equipamentos a chegarem às lojas.
A Huawei continua a assumir o terceiro lugar neste mercado, embora a sua quota tenha diminuído 1%. Já a Fitbit, assim como a Xiaomi, acabaram por ser ultrapassadas por marcas indianas, como a Noise e Fire Boltt.
Olhando para o mercado por regiões, a América do Norte recuperou no último trimestre de 2022, tendo registado um aumento no envio de equipamentos para as lojas, impulsionado pelo desempenho da Apple durante este período. Note-se que, a quota da região diminuiu ligeiramente à medida que a Índia veio a ganhar mais destaque no mercado.
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