Entre junho e setembro foram vendidos 268 milhões de smartphones Android, o equivalente a 83,6% de todos os telemóveis inteligentes vendidos em todo o mundo durante esse período. O sistema operativo da Google foi o único a conseguir registar um crescimento anual, visto que em igual período de 2013 a quota situava-se nos 81.4%.



Olhando para as principais alternativas do mercado é visível que todos perderam relativamente à opção da Google: o iOS foi o segundo sistema operativo mais popular com 12,3% de quota, quando no ano passado tinha conseguido 13,4%.



O Windows Phone e o BlackBerry OS, mesmo não tendo taxas significativas, também perderam quota ao longo do último ano.



Apesar da quebra registada por quase todos os sistemas operativos, o índice de análise não pode ser tomado como um sinal de que as vendas de dispositivos desses ecossistemas estão a descer. Antes pelo contrário.



De acordo com os dados da Strategy Analytics, o número de iPhone vendidos passou de 33,8 para 39,3 milhões de unidades, enquanto no caso do Windows Phone houve um aumento de 200 mil unidades vendidas, para os 10,5 milhões. Já a BlackBerry continua em queda.

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A empresa de análise considera, por exemplo, que a Apple sai a perder por não ter alternativas focados nos mercados emergentes e que a Microsoft só não tem mais vendas no Windows Phone pois o mercado chinês e japonês continuam a ser difíceis para a tecnológica.



Já do lado da BlackBerry o maior contributo para a quebra nas vendas está relacionado com o facto de a empresa canadiana não ter lançado muitos dispositovos ao longo do último ano.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico