O Lumia 650 não era um segredo, mas agora já consta na categoria das confirmações. O novo smartphone da Microsoft foi anunciado pela empresa como sendo uma opção acessível para todos os que querem experimentar o Windows 10 num telemóvel. O preço para Portugal será de 249,90 euros na versão de retalho, mas o smartphone não deixa de ser uma opção bem mais acessível do que os Lumia 950 e 950XL.

Ecrã AMOLED de cinco polegadas e resolução HD, processador Snapdragon 212 de quatro núcleos a 1,3GHz, 1GB de memória RAM, 16GB de armazenamento interno e sensor fotográfico de oito megapíxeis são as especificações garantidas.

Estes componentes não são suficientes para que o Lumia 650 possa executar a funcionalidade Continuum, uma das mais características do Windows 10 em smartphones. Na prática este é um sistema que permite ‘aumentar’ a experiência de utilização do smartphone para a de um PC, bastando ligar o dispositivo ao Display Dock e a um monitor.

A Microsoft acabou por apostar mais na componente de design, colocando um aro metálico na moldura do smartphone e garantindo-lhe uma espessura de 6,9 milímetros. O dispositivo também acaba por ser leve, pesando apenas 122 gramas.

O  Lumia 650 vai ficar disponível em mercados europeus selecionados já no dia 18 de fevereiro, quinta-feira, chegando a Portugal a 4 de março. O smartphone poderá ser comprado nas cores branco e preto.

Apesar de estar sempre mais focado numa componente de consumo, a Microsoft tenta também seduzir o segmento empresarial com este modelo. “Ao garantirmos uma experiência consistente entre o PC e o telemóvel através do poder do Windows 10, pensamos que os profissionais e os fãs do Windows vão gostar muito de usá-lo [Lumia 650] todos os dias”, lê-se no comunicado.


O Lumia 650 em específico tinha sido apontado como o último modelo da gama Lumia a ser lançado este ano. Na mensagem partilhada a Microsoft não faz qualquer referência a esta ideia, dizendo apenas que vai “continuar a entregar os smartphones mais produtivos e seguros tendo por base o WIndows”.

Nota de redação: Artigo atualizado com a informação relativa à disponibilidade em Portugal