É oficial: o sonho de longos anos que muitos tinham tornou-se realidade. A Nokia apresentou três telemóveis com o sistema operativo Android. O Nokia X, o Nokia X+ e o Nokia XL querem ajudar a conquistar os próximos milhões de utilizadores de smartphones.

Apesar de ser Android e de garantir acesso a milhares de aplicações do sistema operativo da Google, como confirmou Stephen Elop, vice-presidente da área mobile da fabricante finlandesa, os Nokia X vêm carregados com software da Microsoft.

[caption]Nome imagem[/caption]

[caption]Nome imagem[/caption]

Skype, Outlook, Nokia Here e Nokia Mix Radio são algumas das aplicações nativas dos novos equipamentos. Também está garantido o acesso a aplicações de topo, como o Facebook. Stephe Elop admitiu que esta é uma estratégia para apresentar os serviços Microsoft a mais pessoas.

Durante a a conferência no Mobile World Congress, o VP da Nokia destacou a diferenciação que a tecnológica quis fazer, sobretudo através de um interface próprio e através da disponibilização de muitas aplicações proprietárias.

[caption]Nome imagem[/caption]

Os três equipamentos são diferentes entre si, não sendo ainda conhecidas muitas características. Sabe-se que o Nokia X tem 4GB de armazenamento, 512 MB de RAM uma câmara fotográfica de 3 megapíxeis. O modelo X+ têm um ecrã de quatro polegadas, enquanto o Nokia XL tem um ecrã de cinco polegadas com uma resolução de 800×480 píxeis, 4GB de espaço interno, 768MB de RAM e uma câmara de cinco megapíxeis. Todos veem equipados com Android 4.1.2.

O Nokia X vai estar disponível já hoje, 24 de fevereiro, por 89 euros. O Nokia X+ vai chegar no início do segundo trimestre por 99 euros, enquanto o Nokia XL vai chegar na mesma altura por 109 euros. Os equipamentos vão ficar disponíveis em diferentes mercados, mas com prioridade para as economias emergentes.

Já durante o período de questões e respostas o vice-presidente da área mobile da Nokia garantiu que a maior parte das aplicações do Android vão funcionar nos Nokia X, mas em alguns casos os programadores vão precisar de fazer pequenas alterações a nível de software para que a compatibilidade seja a melhor.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico