A diferenciação é mesmo uma das grande apostas da empresa que combina um telefone com "duas partes" e o Sailfish OS, um sistema operativo que acaba por reproduzir muitos dos pontos fortes do falecido MeeGo promovido pela Nokia.
"Somos desde o início uma empresa que nasceu open: open source e open business models", destaca Marc Dillon, um dos fundadores da empresa finlandesa que antes tinha trabalhado no desenvolvimento do Meego na Nokia.
Para concretizar a ideia a marca decidiu abrir algumas aplicações do Sanapfish OS e disponibilizá-las à comunidade Android. O código do browser do Snapfish foi colocado no início do mês no GitHub, logo depois da disponibilização do kit de desenvolvimento de software para a "outra metade" que permite a personalização alargada.
Apesar de ser ainda muito recente o Sailfish OS já teve 4 updates e a versão agora disponível passou já a fase beta, com melhorias de integração e do interface, pelo que deverá em breve estar pronta para instalar em alguns smartphones Android selecionados, como prometido. E a empresa garante que vai ter um Sailfish Launcher para quem quiser ter uma ideia das funcionalidades antes de arriscar a instalação.
A experiência completa só é porém conseguida com o smartphone que já está à venda em Portugal e tem gerado bastante interesse.
As duas partes funcionam em simbiose, através de capas inteligentes que comunicam com o sistema operativo através de NFC e transmitem a personalização defendida pela marca. Os fundos de ecrã, ícones e também sons podem ser adaptados, e a lógica pode ser integrada com a promoção de marcas, como a integração agora revelada com a Rovio e o jogo Angry Birds, ou a marca de roupa Makia.
Para além da imagem, a experiência de utilização acaba porém por não ser assim tão diferenciadora. O interface baseado em gestos exige alguma adaptação mas o acesso a funcionalidades, notificações e aplicações é fácil e rápido, como o TeK comprovou no stand da Jolla no MWC.
E os fãs do sistema operativo Android vão certamente agradecer a continuidade garantda pelo suporte a mais de de cem mil aplicações do Android, incluindo WhatsApp, Spotify, YouTube, Twitter e Skype.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários