No grande palco do MWC19 a ikimobile voltou a garantir a sua presença no pavilhão 8.1, com uma dimensão semelhante à do ano passado mas desta vez sem o sobreiro. Mas não foi por isso que a marca portuguesa que está a fabricar smartphones em Coruche, numa fábrica própria, desviou a sua atenção da estretégia que desenhou para se diferenciar dos "pesos pesados" na indústria de mobilidade e das novas marcas que chegam às lojas.

Para Barcelona a ikimobile levou na bagagem os novos equipamentos que vão ser comercializados este ano, com o BlessPlus, Bless Go e BlessClassic.

"Temos o nosso caminho e na tecnologia ter 5G e full screen é difícil por isso estamos a inovar para uma economia mais limpa e amiga do ambiente", explicou ao SAPO TEK Tito Cardoso, CEO da iikimobile, em entrevista.

O BlessClassic é a reedição do primeiro smartphone feito com componentes em cortiça, e a  ikimobile fez a sua pré-apresentado no Mobile World Congress, apostando no uso de novos materiais, onde se contam os compósitos naturais, especificamente cortiça e pinturas naturais. A tecnologia foi desenvolvida com a Universidade do Minho e Tito Cardoso acredita que pode dispensar totalmente a utilização do plástico,  substituindo por este material, ao mesmo tempo que previne o esgotamento da cortiça.

Para já a embalagem já foi mudada e é atualmente uma caixa de cortiça, que pode ser reutilizada para um vaso de flores ou suporte de canetas. A ikimobile diz que pode ser ainda usada como base de carregamento, através de um carregador sem fios integrado, mas o modelo que vimos na feira ainda não tinha essa capacidade.

Cortiça em todo o lado

A utilização da cortiça tem sido o grande fator de diferenciação da ikimobile e Tito Cardoso quer levar a marca a outros palcos internacionais, como a IFA de Berlim, que acredita ser atualmente mais relevante em termos de lançamento de novidades.

A empresa prepara-se para lançar um tablet 5G, também com cortiça e full screen, mas o CEO não está muito impressionado com os modelos dobráveis como o Mate X ou o Samsung Fold, e acredita que estes conceitos não serão a norma.

O BlessPlus é o topo de gama da marca e tem o sistema operativo Android 8.1/9, memória interna RAM de 6GB/8GB + ROM 64GB/128GB, armazenamento até 256 GB com cartão Micro SD, Dual SIM, câmaras frontais de 16MP/21MP e traseiras de 16MP/21MP + 8.0MP/13MP, bateria 3500 mAh, processador Octa Core, ultra fast fingerprint 360º, reconhecimento facial, proteção chip, fast charger type C e wireless charger. As cores são o Grey + Natural Cork, Gold + Brown Cork, Silver + Black Cork, Gold + Black Cork e Black + Black Cork.

Mais pequeno e leve, o Bless tem memória interna RAM 3GB + ROM 32 GB, armazenamento até 128 GB com cartão Micro SD, suporte para Dual SIM, câmaras de 13.0 MP + 16.0 MP, bateria 3000mAh, fast fingerprint 360º, reconhecimento facial, processador MTK Quad Core, fast charger type C e NFC.

O CEO da ikimobile respondeu também às perguntas do SAPO TeK sobre a fábrica de Coruche e afirma que se registou já uma evolução e que os recursos humanos estão agora mais preparados para o processo de fabrico dos equipamentos

Tito Cardoso explicou ainda que a empresa tem recebido vários convites para participar nos processos de produção de outros países, como a Nigéria. e que isso mostra que a inovação e o percurso português são reconhecidos internacionalmente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.