Depois da aposta no Windows Phone ter corrido mal para o lado da Nokia, a empresa finlandesa, agora nas mãos da HMD Global, acabou por dar a volta à situação e aposta agora no sistema Android. O Nokia 5 chegou esta quinta-feira a Portugal, pronto para fazer sucesso na gama média deste segmento.

O novo modelo da Nokia vem com um ecrã de 5,2 polegadas IPS HD, protegido com Gorilla Glass, que vem integrado num corpo metálico, como já se tornou hábito nos smartphones atuais. Tem um design elegante, simples e compacto, onde foi incorporado um processador Snapdragon 430 e uma memória RAM de 2GB.

A experiência Android presente no Nokia 5 é, segundo a empresa, Android puro na versão Nougat (7.1.1), que vai contar com atualizações de segurança mensais para garantir a maior segurança possível ao utilizador. A memória interna do Nokia 5 é de 16 GB, mas pode ser expandida através de um cartão microSD.

A fotografia está ao encargo da câmara traseira de 13 megapíxeis que, se a Nokia se tiver mantido fiel ao que era nos seus tempos de glória, não deve desiludir. A HMD Global avança que a câmara fotográfica foi otimizada para oferecer imagens mais nítidas, mesmo com pouca luz, sendo capaz de capturar cores naturais e tons de pele fidedignos no interior e no exterior. Os amantes de selfies podem ainda contar com uma câmara frontal de 8 MP.

O Nokia 5 está disponível a partir desta quinta-feira nas lojas portuguesas em prateado, preto e azul temperado e custa cerca de 230 euros.