O Nokia 6 foi um dos modelos apresentados no última Mobile World Congress, que decorreu em Barcelona em fevereiro, e que já está disponível nas lojas portuguesas. O smartphone apresenta-se em duas variantes construídas num corpo de alumínio, Preto/cobre e Branco/prateado, com um preço a rondar os 300 euros.

Uma das principais diferenças face ao modelo anterior é a atualização do processador para o Snapdragon 630, que segundo o fabricante o torna 60% mais rápido. O dispositivo tem 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno. A Nokia aposta também na autonomia, introduzindo uma bateria de 3000 mAh, e um sistema de carregamento rápido USB-C, capaz de repor a energia total em uma hora, refere a fabricante.

Fazendo parte da família Android One, o Nokia 6 vem instalado com um sistema operativo Android Oreo, com a garantia de se manter atualizado com as últimas versões de segurança, e diversas aplicações otimizadas pré-instaladas. Segundo o comunicado, o SO Oreo introduz no equipamento dezenas de novos emojis, funcionalidades picture-in-picture, assim como assistentes de otimização do sistema, tais como aumentar a duração da bateria.

O dispositivo tem uma câmara frontal para selfies de 8MP e uma na traseira do equipamento de 16 MP, compostos por lentes Carl Zeiss e flash de dois tons. O Nokia 6 está equipado com tecnologia Dual-Sight, permitindo ligar as duas câmaras em simultâneo para captar os “dois versos da medalha” quando tira uma fotografia ou produz filmagens para as redes sociais.

O ecrã IPS full HD de 5,5 polegadas é composto por vidro Corning Gorilla, prometendo ser mais resistentes a danos originados por quedas. O smartphone integra um sensor biométrico na tampa traseira para reconhecimento facial do utilizador, para desbloquear o equipamento, embora o sistema só seja aplicado numa atualização prevista para o segundo semestre do ano. Para uma experiência multimédia mais imersiva, a Nokia apresenta um novo sistema de áudio espacial, que permite inclusivamente gravar o ambiente sonoro em alta-fidelidade nos vídeos.