Apresentado hoje no Dubai, o novo tablet da Nokia é um dos seis novos produtos que a marca finlandesa vai colocar no mercado a tempo do Natal, procurando alargar a quota de mercado nos smartphones e ganhar espaço no concorrido mundo dos tablets.

O lançamento no novo tablet já tinha sido alvo de especulações e acontece no mesmo dia em que a Apple se prepara para lançar novas versões do iPad e iPad mini, num evento marcado para daqui a poucas horas.

O Nokia Lumia 2520 foi "desenhado para trabalhar em qualquer lado" e suporta redes Wi-Fi e LTE. O sistema operativo é o Windows RT 8.1. que também equipa os novos Surface 2 que chegam hoje às lojas de vários países, incluindo Portugal.

A dimensão do ecrã é de 10,1 polegadas, com qualidade Full HD, e quem estiver distraído pode mesmo confundir o novo Lumia com o Surface...

Os pontos de contacto são mais do que superficiais. Numa altura em que muitas fabricantes já desistiram da versão RT do Windows, a entrada da Nokia neste mercado pode reforçar a quota de mercado deste sistema operativo, uma das razões que também impulsionou a proposta de aquisição da Nokia pela Microsoft.

[caption]Nome imagem[/caption]

As cores são uma das principais diferenças, mas também a integração da conetividade a redes móveis, bem integrada na experiência da Nokia na conetividade.

[caption]nokia tablet[/caption]

Por dentro do novo tablet reside um processado Snapdragon 800 Qualcomm, quad core de 2.2 GHz. O espaço de armazenamento é de 32GB, mas pode sempre contar com mais espaço no micro SD ou na cloud para guardar fotos e documentos.

A acompanhar os novos tablets há uma série de novos acessórios, entre os quais os teclados Nokia Power Keyboard que, como o nome indica, adicionam algumas horas extra de bateria, mas trazem também a antagem de acrescentarem duas portas USB.

As aplicações são outra das apostas da Nokia, reforçando a oferta de nomes sonantes na loja do Windows, entre os quais se contam o Instagram, WhatsApp, Papyrus e Vine.

A Nokia apresentou ainda dois novos smartphones Lumia, os Lumia 1520 e Lumia 1320, que podem ser classificados como phablets pela dimensão dos ecrãs de 6 polegadas. Um formato maior que dá espaço às novas aplicações que a empresa traz também para os dispositivos Windows Phone.

[caption]nokia lumia[/caption]

Na calha estão também novos modelos de gama média e baixa da linha Asha, com os novos telemóveis Asha 500, Asha 502 e Asha 503 a trazerem algumas inovações no design, câmara e um interface melhorado e mais intuitivo.

O Nokia Lumia 2520 vai estar disponível em vermelho e branco com acabamento brilhante, e em azul e preto com acabamento mate.

Os tablets devem chegar às lojas no último trimestre deste ano, não havendo ainda uma data concreta para Portugal. O preço avançado é de 499 dólares, mas o TeK está já a tentar confirmar os preços para o mercado português.

O teclado Nokia Power Keyboard tem um custo adicional de 149 dólares.

O vídeo abaixo - produzido pela Nokia - dá uma visão sobre o potencial de utilização profissional do novo tablet.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: A notícia foi actualizada com mais informação entretanto recolhida junto da Nokia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.