Embora já chegue “tarde” ao mundo dos equipamentos dobráveis, a Apple já demonstrou que não descarta a hipótese de lançar um smartphone ou tablet do género. Depois de ter recebido “luz verde” para uma patente em maio de 2019, a empresa da maçã voltou a ganhar mais uma para um dispositivo com um ecrã e capa dobrável .

A Apple pretende investir na investigação de técnicas e dispositivos para equipamentos eletrónicos com capas e ecrãs flexíveis que não tenham as limitações e problemas associados com as soluções tradicionais. O documento revela o design de um dispositivo dobrável, detalhando o conceito de como as capas têm um papel de assegurar que o resto do equipamento funciona como pretendido, e sobretudo proteger o ecrã debaixo do vidro flexível.

De acordo com a patente recentemente publicada pelo US Patent and Trademark Office, o equipamento apresenta três configurações de uso possíveis: aberto, entreaberto e dobrado. Ao que tudo indica, a Apple está a considerar o uso de sensores para desligar ou suspender o ecrã quando o dispositivo está dobrado. A gigante de Cupertino indica que o dispositivo dobrável terá apenas duas dobradiças e três ecrãs de forma a dobrarem-se em forma de “S”, “G” e “U”.

Apple pode estar interessada em iPhone dobrável, mas de vidro
Apple pode estar interessada em iPhone dobrável, mas de vidro
Ver artigo

A Apple refere diversos materiais cerâmicos para os ecrãs dobráveis, incluindo vidro reforçado quimicamente ou safira. A empresa explica no documento que o vidro teria de ser fabricado para resistir aos movimentos de dobrar o equipamento, e ser suficientemente agradável à vista e à experiência do utilizador.

Para já, não há certeza se a Apple vai, de facto, lançar o equipamento tal como o descreve no documento. A empresa regista regularmente diversas patentes, mas nem sempre todas as funcionalidades indicadas se tornam numa realidade. No entanto, uma coisa é certa: a Apple não ficou indiferente à “moda” dos equipamentos dobráveis.

Este mês estamos a celebrar os 20 anos do SAPO TeK. Saiba mais em https://tek.sapo.pt/tag/SAPOTEK20anos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.