Usar gestos para transferir fotografias ou outros documentos de um smartphone para outro é uma das novidades na nova série Mate X70 da Huawei. A nova família de smartphones foi apresentada em Shenzhen, na China, e inclui três modelos: o Mate 70 standard, o Mate 70 Pro e o Mate 70 Pro Plus.

iPhone regressa ao Top 5 de vendas na China mas continua a perder terreno para a Huawei
iPhone regressa ao Top 5 de vendas na China mas continua a perder terreno para a Huawei
Ver artigo

Os novos modelos são os sucessores da série Mate 60, lançada em agosto do ano passado, que registaram o regresso da Huawei aos smartphones topo de gama em concorrência com a Apple no mercado chinês. O Mate 70 pretende ser um modelo de transição, oferecendo a escolha entre o HarmonyOS 4.3 que mantém a compatibilidade com Android e o novo HarmonyOS NEXT 5.0 que não é compatível com o sistema operativo da Google.

Veja neste vídeo, publicado no site da Huawei, em chinês, como funcionam os gestos para enviar uma imagem de um smartphone para um tablet.

A nova série de smartphones da Huawei surge antes dos controlos de exportações previstos pelos EUA, que prevê excluir até 200 empresas de chips chinesas do comércio internacional norte-americano, aponta a Reuters.

A Huawei não compartilhou quais são os processadores integrados na nova série de smartphone, mas a linha anterior do Mate 60 tinha um SoC Kirin 6000 fabricado pela Huawei que permite usar redes 5G. O modelo tem um design fino, com 7.8 milímetros de espessura. Segundo fontes da empresa explicaram à Reuters, algumas das versões do Mate 70 vão usar o Kirin 9100, produzido pela SMIC. Fornecedora que está a ser escrutinada pelos reguladores dos Estados Unidos, por ter desafiado as leis das exportações à Huawei.

Veja na galeria imagens da nova gama de smartphones da Huawei:

O Huawei Mate 70 é um smartphone com um ecrã de 6.7 polegadas, com uma resolução de 2688x1216. Tem armazenamento interno de 1 TB. A nível de fotografia tem uma câmara de 50 MP, com capacidade de captar imagens com uma resolução de 8165x6124. O modelo grava vídeos em 4K.

A Huawei já tinha referido anteriormente que tem mais de 15 mil aplicações para o novo ecossistema HarmonyOS, planeando chegar às 100 mil apps nos próximos meses.

O Mate 70 standard custa 5.499 yuan (cerca de 717 euros), o Mate 70 Pro tem um preço de 6.499 yuan (cerca de 847 euros) e o topo de gama Mate 70 Pro Plus tem um preço de 8.499 yuan (cerca de 1.108 euros).