A linha Watch GT é considerada pela Huawei a categoria de modelos clássicos mais importante do seu catálogo. E acima desta encontra-se a linha Ultimate, com relógios inteligentes topo de gama, com preços acima dos 700 euros. Durante uma apresentação em Lisboa, que o SAPO TEK assistiu, Andreas Zimmer, Product Strategy da Huawei Europa, destacou a longa gama de oferta por terem uma compatibilidade aberta com Android e iOS. Estes integram tecnologias e apps da Strava, Komoot, Adidas Runtastic e Petal Maps, este último a alternativa ao Google Maps produzido pela Huawei.
Se a linha Watch Fit 3 se enquadrou naquilo que a fabricante chama de Fashion Squared, devido ao formato quadrangular dos smartwatchs, os modelos Watch GT 5 são enquadrados no tema Fashion Foward. Estes modelos são direcionados sobretudo a um público que gosta de desporto e moda, levando a empresa a usar diversos influenciadores destes dois meios para assumirem a promoção destes produtos. Estes não servem apenas para monitorizar as atividades desportivas, mas para serem utilizados também no dia-a-dia como uma peça de moda e estilo em qualquer ocasião.
É por isso que a Huawei deixou de pensar nos smartwatchs como peças de tecnologia, para também serem pensados como objetos de moda. Desde o primeiro momento de produção e design estes são pensados com este duplo foco. É nesse sentido que a Huawei participou com os seus modelos em eventos de moda, como a Watches & Wonders 2024 realizado na Suíça, onde as marcas mostram as suas novidades.
Veja na galeria imagens do Huawei Watch GT 5:
E a fabricante chinesa não esconde as referências e inspirações nos produtos que fazem atualmente as tendências. Andreas Zimmer destaca um modelo da Channel em cerâmica que serviu como referência. E nas cores, a Huawei notou a tendência dos tons azuis “summer blue” da coleção da Omega.
Partindo do design do modelo anterior, o GT 4, a Huawei mantém as linhas octogonais desse smartwatch para o novo GT 5. Mas troca o verde escarlate, que a empresa diz ter ficado surpreendido com o sucesso da cor, pelo novo azul, seguindo a tendência, o qual chamou de blue Woven, distribuindo diferentes tons pelos mostradores, moldura e bracelete. A bracelete tem um design 3D, num efeito diferente quando incide a luz solar.
O GT 5 tem dois tamanhos, um de 46 mm com 1,43 polegadas e outro com 41 mm a 1,32 polegadas. Os dois modelos têm ecrãs AMOLED com uma resolução de 466x466. Ao todo são sete versões do relógio, divididos nos dois tamanhos.
Durante a apresentação, Andreas Zimmer focou-se sobretudo no modelo GT 5 Pro, referindo que são variações dos modelos que apenas saem a cada dois anos, com o último a acompanhar o GT 3. Este modelo tem versões de 46 mm e outro de 42 mm, com ecrãs de safira e um chassis de titânio com cristais nanocrystal ceramic na tampa traseira.
Mais uma vez a piscar o olho às tendências de moda, estes modelos Pro utilizam contrastes de duas cores nas suas molduras, lembrando o impacto da fabricante de refrigerantes Pepsi na dualidade do azul escuro com o vermelho. Olhando ao detalhe, a coroa do relógio também tem um design octogonal.
A joia da coroa é um modelo totalmente em cerâmica, que combina tons brancos com adornos dourados em titânio nas extremidades da moldura e das braceletes. Para conseguir obter o resultado dos matérias e design, Andreas Zimmer diz que é necessário passar por um processo de 7 dias, utilizando altas temperaturas para obter os efeitos requeridos para o efeito. Já as molduras douradas têm adornos em folhas, mantendo ainda um design consistente na coroa, com o mesmo tom.
Os modelos têm proteção nano-film com certificação IP69K, podendo mergulhar até 5 ATM. A fabricante diz que tem 200% de vidro super-hard e 200% de super-hard metal coating. O relógio está assim preparado com resistência superior a água e pó, a elevadas temperaturas de nível industrial, embora Andreas Zimmer não aconselhe a colocá-lo na água da cozedura.
Esta versão Pro tem quatro modelos de design, dois para cada tamanho. Em termos tecnológicos, a fabricante diz que melhorou em 40% a capacidade da antena dual-band de GPS no novo smartwatch em relação ao GT 4, conseguindo dessa forma a apanhar o melhor sinal de satélite. A marca diz que durante a medição de posicionamento tem apenas um erro de 10 metros no modelo de 46 mm e 16 metros no de 41 mm.
Outra novidade são os mapas coloridos presentes no GT 5, que pode fazer o download para o smartwatch. Durante as corridas pode consultar o mapa diretamente do mostrador e usar as suas funcionalidades, desde fazer zooms ou registar os recordes das corridas nos pontos do mapa. O sistema Running Form Analysis permite ter uma melhor compreensão no pulso dos exercícios efetuados. O novo sistema de navegação inclui um modo “preview” da rota mostrando o mapa com relevo 3D, mostrado em tempo real, embora apenas disponível no modelo Pro.
Pode utilizar no ciclismo, por exemplo, emparelhando o smartphone com a bicicleta e obter informações no relógio em tempo real. São mais de 100 modos de desporto suportados, incluindo a nova tendência do padel, mas a Huawei diz que pode ser utilizado nos eSports.
Para amantes de golfe, tem o modo Golf Course, que permite ver uma antevisão dos mapas dos circuitos no relógio, sendo possível fazer rastreamento das tacadas. Estão disponíveis mais de 15 mil traçados, mais de 100 campos de golfe suportados no relógio que os utilizadores podem fazer download. Pode monitorizar em tempo real os dados das tacadas, ver a distância do buraco e obter ajuda a apontar. Depois das partidas pode reunir os dados registados para futura análise.
Outra novidade, igualmente exclusiva do Pro é a modalidade de mergulho livre, até 40 metros de profundidade, sem a necessidade de proteção adicional ao relógio.
Veja na galeria imagens do Huawei Watch GT 5 Pro:
Os smartwatchs utilizam o novo sistema operativo HarmonyOS 5.0. Pela primeira vez é possível utilizado um teclado completo diretamente do ecrã do equipamento. Pode assim escrever mensagens nas redes sociais e apps de conversação. Este suporta 20 línguas e capacidade de texto-para-voz em 12 línguas (infelizmente não o português), oferecendo ainda carateres preditivos e emojis.
A bateria dura 14 dias para a versão de 46 mm e 7 dias na versão de 42 mm.
Este será o primeiro smartwatch a introduzir a nova tecnologia TruSense. Antes tinham algoritmos para cada função, fosse para desportos, para batimentos cardíacos ou para dormir. O TruSense engloba todos esses algoritmos num único sistema, unindo o hardware com o software.
O equipamento tem sensores óticos para recolher as leituras das veias do pulso. A empresa promete uma margem de erro muito baixa em comparação com as anteriores tecnologias. Para as senhoras, o Women’s Health 4.0 ajuda com os ciclos menstruais.
Por fim, Andreas Zimmer anunciou que o serviço de subscrição Huawei Wealth+ chegou a Portugal por 7,99 euros, com planos de ginástica, treinos exclusivos com treinadores, tais como especialistas em diversas áreas do golf, pilatos, meditação, tai chi, corrida, fitness, ioga, respiração e outras lições. Tem ainda acesso a base de dados de músicas da Soundscape para ajudar a dormir.
Quanto a preços, começa nos 249 euros para a versão standard do GT 5 de 46 mm e 41 mm. Já as versões Pro começam nos 379 euros para o modelo de 46 mm em Fluoroelastómero preto. A versão mais cara, em cerâmica branca custa 599 euros.
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