A linha de wearables é cada vez mais importante para a estratégia de negócio da Huawei. E a fabricante conta atualmente com diferentes linhas de pulseiras inteligentes e smartwatches no seu catálogo. Em abril chegou ao mercado a Huawei Band 9, uma pulseira com foco na monitorização do bem-estar, fitness e sono dos utilizadores, estreando algumas das mais recentes tecnologias da fabricante chinesa.
O catálogo foi agora alargado com a chegada do Watch Fit 3, uma linha intermédia do seu catálogo, para utilizadores que não necessitem do luxo da série Watch GT, mas sim algo funcional e prático, mantendo claro, as principais funcionalidades dos seus wearables. O SAPO TEK tem vindo a testar o modelo nos últimos dias e um dos destaques é a remodelação do seu design.
Nos modelos anteriores, apesar deste ser um smartwatch completo, o seu design com um ecrã cumprido vertical, era constantemente confundido com uma pulseira inteligente. Tal como explicou ao SAPO TEK Andreas Zimmer, Product Strategy da Huawei Europa, numa apresentação de antecipação, a fabricante reinventou totalmente o produto. O seu “form factor” é totalmente novo, agora com um design em forma de quadrado, que lembra bastante a linha de smartphones Apple Watch. O novo wearable é compatível com os sistemas operativos iOS e Android.
Veja na galeria imagens do Huawei Watch Fit 3
A Huawei justifica a mudança de design pelo maior conforto de utilização no pulso, uma vez que foi criado para acompanhar o utilizador 24/7. E isso foi comprovado durante a nossa experiência, que por ser tão leve e a sua bracelete é tão maleável que até nos esquecemos que está colocado no pulso. A fabricante diz que o seu ecrã com 43x36 são as medidas ideais, aquilo que chama de Fashion Squared para a nova visão do Watch Fit 3.
Andreas Zimmer aponta que a aplicação Huawei Health continua a ser a experiência central de fitness e saúde, servindo também como veículo de comunicação entre os seus wearables e os smartphones. Os seus laboratórios de Helsínquia continuam a criar algoritmos e funcionalidades totalmente direcionadas ao utilizador europeu. “Trata-se de um organismo vivo que vai sendo atualizado com novas funcionalidades ao longo do tempo”. E a empresa tem feito colaborações com personalidades ligadas ao fitness para criar treinos para os seus utilizadores. A marca afirma mesmo que o utilizador é acompanhado por um personal trainer a tempo inteiro.
O modelo tem 9,9 mm de espessura, pesando apenas 26 gramas, num corpo composto por alumínio. Na comparação direta com os seus rivais da Fitbit e Apple Watch, a Huawei diz que este modelo é mais fino e leve. O seu ecrã AMOLED tem 1,82 polegadas, composto por uma frame de metal composto por um vidro 2.5D. Andreas Zimmer explica que os seus cantos arredondados têm proteção de alumínio, com o seu ecrã a ter um rácio de 77% em relação ao chassis. O ecrã tem 1.500 nits de brilho e uma taxa de atualização de 60 Hz. E é à prova de água, podendo ser utilizado até cinco metros de profundidade.
De salientar ainda a sua coroa rotativa, como elemento de interagir com o relógio. Esta pode servir para ampliar os ícones do menu ou mesmo regular a intensidade da lanterna. Ainda em termos de design, este Watch Fit 3 foi criado para um público mais jovem, estando disponível em seis cores: preto, rosa, verde, branco, cinzento e pérola. O encaixe da bracelete, criado pela Huawei, prende-a com um simples clique, tornando-se fácil de trocar a cor, seja para combinar com a roupa ou com o estado de espírito do utilizador. A fabricante está a divulgar o wearable como um acessório de moda.
Ecrã com informação detalhada e arrumada
O ecrã tem uma boa imagem, permitindo ler os textos mais pequenos e interagir com os ícones disponíveis no mostrador. No novo design, o mostrador apresenta no ecrã principal o acesso rápido à ferramenta de fitness, sono, a roda dos objetivos e as calorias queimadas. Mostra ainda os passos dados em tempo real, isto sem atropelamentos de informação, toda ela bem organizada, sendo um dos pontos preferidos da nossa experiência com o equipamento.
A renovação do UX foi buscar diversos elementos de design da sua série GT, utilizando a mesma linguagem de cores, como o verde, amarelo e vermelho que representam os níveis de cansaço e hidratação durante os exercícios de fitness. Neste campo, a Huawei também acrescentou funcionalidades, nomeadamente o Smart Contextual Activity Recomendations, que basicamente são recomendações baseado naquilo que o utilizador está a fazer.
Veja na galeria imagens da apresentação do Huawei Watch Fit 3:
Já os anéis dos objetivos são mais fáceis de ler, como os passos somados, os exercícios e as calorias queimadas, produzindo os respetivos relatórios. A Huawei explica ainda que o smartwatch capta sinais exteriores, como a temperatura do calor na rua, apresentando propostas alternativas ao utilizador. Por exemplo, se estiver muito calor, propõe uma sessão de bicicleta em casa. O instrutor virtual ajuda nos exercícios e até mesmo nos alongamentos, de uma forma personalizada. Quando acaba uma corrida vai receber indicações do que poderá fazer a seguir.
O wearable ajuda ainda a medir as calorias consumidas, ajudando os cálculos do smartwatch através de uma lista de produtos que pode assinalar como consumidos, listando as respetivas calorias. Nos treinos completos, o equipamento começa por oferecer dicas para o aquecimento e a proposta dos exercícios, com uma previsão da gordura a ser queimada.
O sistema introduz o sistema heart rate broadcast, onde basicamente os batimentos cardíacos são registados e partilhados com outros equipamentos. Por exemplo, quando está numa passadeira, pode sincronizar o smartwatch com a máquina e partilhar por Bluetooth essa informação. O relógio apresenta 101 desportos compatível.
As tecnologias de monitorização foram atualizadas, como o TruSeen 5.5 para vigiar o sono do utilizador, apresentando uma nova interface. Tem também GPS, para que possa utilizar e registar a localização dos exercícios sem a necessidade do smartphone. O equipamento não tem o sensor de temperatura que ajuda a registar os ciclos menstruais no caso de utilização pelas senhoras, mas pode fazer os registos manualmente no calendário.
A fabricante promete 10 dias de utilização normal e sete caso o utilize de forma intensiva. O Watch Fit 3 pode atender chamadas, receber e responder a mensagens via SMS e WhatsApp, sem recorrer ao smartphone.
O Watch Fit 3 chega ao Mercado no dia 22 de maio com um preço de 159 euros. Há uma versão especial, com uma bracelete de pele que custa 179 euros.
A coleção de novidades da Huawei é ainda composta pelo Watch 4 Pro Space Edition, uma edição muito limitada, com um novo design, numa moldura a vermelho e preto construído em cerâmica. O seu processo de fabrico demora uma semana, sendo necessário aplicar diversas técnicas para transformar a cerâmica em tom vermelho, duplicando a dificuldade para se obter a dupla cor. A coroa tem um design LAVAL, inspirado no inventor que criou a forma dos foguetões. Este modelo de luxo custa 649 euros e chega também no dia 22 de maio.
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