Na comemoração dos 10 anos do iPad, Tim Cook revela que vendeu 500 milhões de unidades em todo o mundo. É considerado o produto número desde sempre no que diz respeito à satisfação dos seus clientes. A gigante de Cupertino atualizou o seu tablet de oitava geração com o novo chip A12 Bionic, com um GPU de quatro núcleos, desenhado para ser mais rápido a jogar ou a trabalhar. A Apple afirma que é 2X mais rápido que o portátil mais vendido do mercado e 3X mais rápido que o melhor tablet Android. O Neural Engine chega pela primeira vez ao iPad, capaz de produzir 5 biliões de processos.

O novo iPad funciona com os seus teclados já lançados, assim como a linha da Logitec. A Apple refere que o toque no ecrã, através do Scribble, permite um reconhecimento da escrita natural através do Apple Pencil. O novo iPad de oitava geração custa 399 euros, mas para os estudantes será de 299 euros. Já pode ser pré-encomendado e será lançado nas lojas esta sexta-feira.

Há também um novo iPad Air no catálogo da empresa. Tem touch ID, integrado num botão no topo vertical do tablet, para maior segurança. o seu sensor permite desbloquear o sistema ou fazer pagamentos. O iPad Air tem o novo chip A14 Bionic de 6 núcleos, sendo o primeiro da industria a utilizar um chip de 5 nanómetros, com 11,8 mil milhões de transístores no seu interior. Trata-se de uma arquitetura que a fabricante acredita correr as aplicações mais exigentes, com um aumento de 40% de performance em relação à geração anterior do iPad Air. Tem uma performance gráfica de 2X melhor que o anterior, seja para jogar jogos ou editar vídeos ou música.

Dando exemplos, um produtor de música e DJ, conseguiu editar música e fazer "scretch" dos discos apenas com movimentos da mão. Na edição de vídeos e imagens, e também nos videojogos, as texturas são agora mais suaves com o novo chip A14. O novo iPad tem uma câmara frontal de 7 MP, smart HDR e captura até 1080p. Atrás tem uma lente 12 MP, grava vídeos 4K a 60 FPS, juntamente com um sistema de estabilização digital. E introduz USB-C com carga de 40W. O seu ecrã de 10.9 polegadas mantém-se, permitindo obter uma resolução de 2360x1640.

O iPad Air tem cinco cores ( branco, cinzento, rosa, verde e azul) e chega ao mercado no próximo mês a partir de 679 euros, atualizado com o novo iPadOS 14. O equipamento é compatível com anteriores acessórios, nomeadamente o Apple Pincel e o Magic Keyboard.

tek ipad air

Nota de redação: notícia atualizada com mais informações às 19:35.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.