O lançamento do novo smartphone tinha sido antecipado pela Nokia que explorava a ideia de 41 milhões de razões para aguardar o novo produto, e rapidamente o mistério foi desfeito com os habituais rumores e antecipações.

O Lumia 1020 vai chegar já no dia 26 de julho ao mercado norte americano, em exclusivo com a AT&T, e custa 299,99 dólares com um contrato de dois anos, estando ainda prevista a venda em "mercados chave" na Europa durante este trimestre. A Telefónica vai também vender uma versão exclusiva em alguns mercados europeus e na América Latina.

[caption]Lumia 1020[/caption]

Como seria de esperar o Lumia 1020 tem sistema operativo Windows Phone 8, mas o grande enfoque são as características ligadas à fotografia, aliando as características técnicas da lente à tecnologia Nokia PureView e a uma nova aplicação que recebeu o nome de Nokia Pro Camera.

Integrado no smartphone está o sensor de 41 megapixel com óticas ZEISS, seis lentes físicas e estabilizador ótico de imagem, que permitem a captura de imagens mais nítidas mesmo em condições de baixa luminosidade.

A nova aplicação Nokia Pro Camera permite antever o efeito final de acordo com as definições selecionadas, tornando mais fácil a captação, edição e partilha de fotos e vídeos. Através da captação dupla, o smartphone pode captar uma fotografia com 38 megapixel, para posterior edição, enquanto gera uma segunda imagem com "apenas" 5 megapixel, mais fácil de partilhar nas redes sociais.

[caption]Lumia 1020[/caption]

A Nokia já apresentou também um kit de desenvolvimento para programadores que quiserem usar as novas funcionalidades nas suas aplicações, e já há apps que planeiam integrar estas capacidades, nomeadamente a Vine, Path e Flipboard. A Hipstamatic está já um passo à frente e mostrou na apresentação o Oggl PRO, uma aplicação exclusiva para o novo smartphone.

Em termos físicos o Nokia Lumia 1020 é mais pequeno e leve do que o Lumia 920, mas maior do que o Lumia 925, apesar de manter o mesmo ecrã AMOLED de 4,5 polegadas. As dimensões de 10.4 x 130.4 x 71.4 mm e um peso de 158 gramas tornam o equipamento mais transportável.

[caption]quadro comparativo[/caption]

Para quem quer levar a função fotográfica do Lumia 1020 mais a sério a Nokia disponibiliza um novo acessório, o Nokia Camera Grip, que complementa as funções de flash de xénon e adiciona um obturador mecânico, acrescentando ainda autonomia de bateria. Estará à venda ainda este mês e tm um preço estimado de 79 dólares.

[caption]quadro comparativo[/caption]


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.