A Sony apresentou hoje em Lisboa os novos smartphones que estreou em Barcelona e estão centrados sobretudo na componente de conteúdos multimédia e no formato de vídeo 4K.

"A Sony continua a diferenciar-se muito pelo design mas também pela performance", explicou Verónica Pestana, diretora comercial da Sony Portugal, durante a apresentação em Lisboa, onde destaca ainda a importância do ecossistema e da experiência mais rica para os utilizadores.

Com três modelos diferentes, o Xperia XZ2 conjuga as tecnologias de Cyber-Shot e o sensor Motion Eye para tornar o XZ2 num dos melhores smartphones com Ultra HD. Alguns dos smartphones desta gama já estão à venda mas o Xperia XZ2 só chega às lojas a 15 de Abril com um preço de 849 euros. O modelo mais compacto, o o Xperia XZ2 Compact, chega a Portugal na última semana de Abril e tem um PVP recomendado de 629 euros.

À margem da conferência Verónica Pestana explicou ao SAPO TEK que a expectativa com os novos equipamentos é elevada e que espera que o Xperia XZ2 venda mais do que o XZ1, o anterior topo de gama da marca, mas não divulgou números. Ainda assim admitiu que a Sony aponta sobretudo a uma gama média e alta, com equipamentos a partir dos 199 euros, com o Xperia L1 onde "estamos a subir de market share".

"A expectativa é grande com o Xperia XZ2, onde vamos basear toda a nossa comunicação, suportando aí toda a imagem da marca", referiu ao SAPO TEK.

A versão maior do XZ2 apresenta um ecrã de 5,7 polegadas e marca a estreia do fabricante na utilização de carregamento rápido via wireless, que não está disponível na sua versão compacta, que tem um ecrã de 5 polegadas. De resto, os dois modelos apresentados partilham praticamente as mesmas especificações.

O processador é o Snapdragon 845, 4GB de RAM e o smartphone tem uma capacidade de 64GB de armazenamento interno, expansível até 400GB através de cartões microSD. O Xperia XZ2 tem uma bateria com capacidade de 3.180 mAh na versão normal e 2. 870 mAh no XZ2 Compact.

A Sony junta a qualidade do High Dynamic Range (HDR) ao novo sistema Dynamic Vibration System, que transfere para a vibração do aparelho toda a ação dos filmes, videojogos ou concertos musicais. Imagine a tecnologia DualShock presente nos comandos da PlayStation 4 agora aplicados no smartphone. Desta forma, pretende-se que os utilizadores possam ver, ouvir e sentir durante a sua experiência multimédia nos pequenos aparelhos com ecrã 18:9. De notar que a funcionalidade de vibração está indisponível na versão compacta do smartphone.

O motor proprietário da Sony, o XReality que é utilizado nos televisores Bravia, permite converter vídeos de qualidade SDR em HDR, em tempo real. Ou seja, fazer um upscaling da imagem convencional para qualidade de alta definição, um truque muito recorrente nos televisores.

A câmara traseira está equipada com o sensor Motion Eye de 19MP, que permite gravar a 960FPS, gerando conteúdos em super slow motion, melhorando a resolução do anterior modelo de 720p para 1080p (full HD).

Também a tecnologia de scan 3D, introduzido no Xperia XZ original, foi alvo de melhorias. Este passa a ser feito na câmara frontal, para que os utilizadores possam rapidamente digitalizar uma imagem 3D captada em selfie e depois partilhar nas redes sociais.

O Xperia XZ2 será vendido em quatro cores: Liquid Black, Liquid Silver, Deep Green e Ash Pink.

Nota da redação: A notícia foi atualizada após a conferência com mais informação sobre o mercado português. Foi acrescentado o preço do o Xperia XZ2 Compact.