É em Austin, no Texas, que a Apple mantém um laboratório de recuperação de materiais, onde engenheiros e outros especialistas recorrem a um separador de componentes eletrónicos para testar novas técnicas de reciclagem que permitam à empresa ser mais sustentável nas suas operações. A máquina, referida internamente como Taz, foi desenhada para ajudar a tecnológica a recuperar metais preciosos que possam ser utilizados na produção de novos equipamentos.
A utilização desta máquina permitiu à Apple incluir 20% de materiais reciclados nos seus produtos, em 2021 - o valor mais alto que a marca já registou. No caso do iPhone 13 e do iPhone 13 Pro, a marca chegou mesmo a recorrer a ouro reciclado para revestir o processador principal, bem como os conectores das câmaras principal e traseira. Escreve a empresa que tal só foi possível por conta dos esforços empregues num projeto "pioneiro de construção de uma rede de fornecimento de ouro reciclado" proveniente de outros aparelhos eletrónicos.
Segundo a Apple, sempre que as suas máquinas obtêm uma tonelada métrica de componentes reciclados provenientes de outros iPhones, é recuperado ouro e cobre suficiente para evitar a exploração mineira de mais de 2.000 toneladas métricas de rocha. Importa sublinhar que existe até 80 vezes mais ouro numa tonelada de smartphones do que numa tonelada de minério.
O Taz eleva os esforços da empresa no sector da reciclagem, uma vez que consegue separar ímanes dos módulos de áudio, o que permite recuperar mais elementos raros. Em adição, uma atualização ao robot de reciclagem Daisy, deixou-o capaz de desmontar e recuperar cerca de 23 modelos de iPhone diferentes. Com a ajuda de ambas as máquinas, a Apple conseguiu dobrar o stock de tungsténio e cobalto reciclado, bem como de outros metais.
A empresa revela mais informações sobre o processo de reciclagem de materiais no seu último relatório de progressos ambientais. O documento revela que apesar dos investimentos que a empresa tem feito neste departamento, o sucesso não se replica noutros igualmente importantes, como o das emissões de gases poluentes.
Para assinalar o Dia da Terra, a Apple está também a preparar uma experiência imersiva para o Snapchat, onde vai ser possível entender em profundidade estas e outras iniciativas de cariz ambiental.
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