A Apple disponibilizou ontem, 18 de novembro, o kit desenvolvimento de aplicações para o relógio inteligente anunciado este ano, o Apple Watch. No mesmo dia em que apresentou os novos iPhone, a tecnológica de Cupertino revelou sobretudo o aspeto e o design do equipamento, bem como duas informações básicas: a data de lançamento e o preço do modelo mais básico.



Mas uma sensação que ficou na cabeça de muitos analistas e consumidores é que ficou mais por saber do que aquilo que foi revelado, sobretudo ao nível das aplicações. Nem o tempo de duração da bateria foi revelado – agora sabe-se que será necessário carregar o relógio todos os dias.



Com a disponibilização do WatchKit os programadores meteram mãos à obra e começaram a descobrir mais alguns detalhes. Fica aqui uma lista das informações que têm surgido e que estão a ser publicadas na imprensa especializada:

- as aplicações de terceiros vão ter um modo de visualização chamado Glance, que é constituído por um único ecrã que mostra informação crucial relacionada com a aplicação (número de passos, calorias, distância, tempo, resultados desportivos...);



- as notificações de mensagens, redes sociais e de outras aplicações que exijam interações vão também ter um modo rápido de visualização: se o utilizador mantiver o pulso elevado, então a app executa em modo “fullscreen”, se o utilizador baixar o braço, as notificações desaparecem;



- as aplicações para o relógio vão ser apenas complementos das aplicações que já existem para o iOS – isto revela sobretudo que o iPhone será uma parte fulcral do funcionamento do Apple Watch;



- aplicações nativas para o Apple Watch só no final de 2015, até lá será sempre necessário ter o iPhone como parceiro;



- existem 15 maneiras diferentes de interação com o relógio: desde toques longos no ecrã, até ao controlo com a coroa digital, passando pelo Glance e pelos modos rápidos de visualização; isto significa que o Apple Watch pode exigir uma curva de aprendizagem considerável, algo que não tem sido imagem de marca da Apple;



- vão haver dois tamanhos distintos de relógios: o modelo de 38 milímetros vai ter uma resolução de 340x272 píxeis e o modelo de 42 milímetros terá uma resolução de 390x312 píxeis; as duas versões vão ter um ecrã com um rácio de 4:5.



- as aplicações apenas podem ter 20MB de imagens em cache, uma quantidade limitada de espaço que não deixa grande margem de manobra para animações;



Mas até ao lançamento oficial do relógio, existem muitos outros detalhes que vão ficar por conhecer. Até lá serão os developers a melhor fonte de informação sobre o Apple Watch.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico