Nascido no início do ano, o Google Allo começou por se apresentar ao público como falante de inglês. Percebia o "hello", o "where is the nearest shopping?" e o "book me a restaurant", mas "olá", "onde fica o centro comercial mais perto" ou "reserva-me um restaurante" já ficava fora do seu raio de compreensão.

Isso mudou. Esta segunda-feira a tecnológica de Mountain View anunciou que o assistente ficou mais inteligente. Aprendeu hindi e português e já lhe responde com um "bom dia" se o saudar ao acordar.

Para fazer o Assistant transitar do inglês nativo para a sua língua, basta pedir-lhe quando estiver em conversação com ele no Allo: "talk to me in portuguese".

Para além do assistente virtual, a Google estendeu a compreensão do português à funcionalidade de Smart Reply que, a partir de hoje, pode sugerir-lhe respostas rápidas em português através da deteção automática do idioma em que escreve na app.

Tenha em atenção, no entanto, que o português que o Assistant fala e compreende tem por base o dialeto brasileiro. Por isso, se quiser ver imagens de Lisboa, será, provavelmente, mais apropriado pedir que ao Assistant: "me mostra fotos de Lisboa" em vez de "mostra-me fotografias de Lisboa".