No início de junho, a Oppo apresentou a sua estratégia de democratização de ferramentas de inteligência artificial nos seus smartphones. O objetivo é proporcionar o acesso à IA em todas as gamas de equipamentos, não deixando ninguém de fora. O Oppo Reno12 faz parte desse compromisso, equipamento que a fabricante já tinha revelado como teasing, mas que o SAPO TEK pode conhecer as suas características numa apresentação online fechada.

Arne Herkelmann, head de gestor de produto da Oppo Europe, destacou a capacidade do antigo Reno8 Pro, como um equipamento ideal para especialistas em fotografia de modo retrato. Esta linha de smartphones é utilizada pela fabricante como um tubo de ensaio a muitas funcionalidades tecnológicas que eram depois expandidas a outros modelos.

Inteligência artificial como canivete-suíço de otimização das fotos

Um dos pontos fortes da família de smartphones Reno12 5G é o papel da inteligência artificial, começando obviamente pelo modo retrato. O modelo parte da base das funcionalidades mais populares da gama Reno e introduz o sistema AI Eraser 2.0. O sistema permite reparar uma fotografia com apenas um toque nos elementos indesejados. Arne Herkelmann refere que o sistema tem uma eficácia de 98% e praticamente tudo na imagem pode ser removido com um toque. Os sistemas anteriores obrigavam a fazer um círculo em torno do objeto a remover, mas agora basta o toque para o retirar da cena.

Veja na galeria imagens do Oppo Reno12 Pro:

Outra funcionalidade de inteligência artificial chama-se IA Clear Face, que ajuda os utilizadores a melhorar os rostos dos sujeitos nas fotografias. Quando se capta imagens de grupos, é sempre difícil os sensores focarem todas as pessoas, havendo uma cara destorcida ou olhos fechados. O sistema de IA corrige isso tudo em pós-edição, bastando selecionar a fotografia na galeria. Até 10 pessoas numa imagem podem receber o tratamento facial. E a tecnologia não é limitada a fotografias captadas pelo Reno12, mas também de imagens que receba de um amigo ou feitas em outros equipamentos.

Para os rostos, o sistema AI Best Face é outra funcionalidade de inteligência artificial para melhorar as fotografias do modo retrato. Situações em que os protagonistas ficam com os olhos fechados o sistema de IA corrige. A ferramenta identifica quem fechou os olhos e vai buscar a outras frames as imagens onde os sujeitos ficaram com os olhos abertos e sobrepõe. Esta reparação evita que o utilizador capte o momento, verifique e volte a captar, se necessário.

Oppo Reno12 Pro
Oppo Reno12 Pro

O AI Studio permite criar fotografias a partir de IA, gerando tanto fotografias a solo ou em grupo. Basta inserir uma fotografia como referência da pessoa, que a IA modifica, adicionando “filtros” temáticos do que desejar. A Oppo diz que submeter uma foto nos seus servidores para ser tratada pela IA é bastante seguro e privado. A partir de uma foto pode abrir asas à criatividade para gerar imagens desenhadas ou caracterizadas, sejam fotografias para currículos, redes sociais, perfis das consolas, etc.

Câmaras fotográficas, ecrã e hardware

O smartphone tem um módulo traseiro composto por três câmaras com a tecnologia AI Camara: uma principal angular de 50 MP, uma telefoto 2X de 50 MP e uma ultra grande angular de 8 MP, com 112º de abertura. A câmara selfie tem também 50 MP, com autofoco e f/2.0.

A interface tem mais funcionalidades de IA, através da AI Toolbox, uma barra lateral integrada nos smartphones Oppo. Basta fazer swipe da lateral do equipamento para aceder às ferramentas. Esta nova versão tem funções que reconhecem o ecrã do smartphone, se o utilizador está a navegar ou a executar outras funções. Ao aceder à AI Toolbox surgem opções contextuais, tais como AI Speak para ler os artigos em voz alta, capacidade de fazer resumos dos artigos com o AI Summary e o AI Writer que assiste a criação de posts para as redes sociais ou outro copy que necessite.

Oppo Reno12 Pro
Oppo Reno12 Pro

Quando grava conversas, o sistema faz um sumário do que foi falado, ideal para fazer transcrições ou resumos de uma entrevista, uma apresentação ou notas de voz que tenha registado. O AI Record cria e formata o texto com o nome das pessoas que falaram na entrevista ou reunião de trabalho.

O novo Infinite Screen é um ecrã AMOLED de 6,7 polegadas, com taxa de refrescamento a 120 Hz e 1.200 nits de pico de brilho. Suporta HDR 10+ e está protegido por Corning Gorilla Glass Victus 2. Tem um design com uma curvatura, prometendo ser suave a pegar e a utilizar durante longas sessões. A empresa diz que é ideal para quem passa muito tempo no TikTok, mantendo-se confortável de pegar no smartphone.

Tem uma arquitetura de proteção IP65 para proteção a pó e água. No interior tem uma esponja biónica de proteção, reforçado por uma estrutura de alumínio. Tem maior capacidade de arrefecimento, além de resistência. A Oppo promete um smartphone robusto e durável.

O modelo estreia pela primeira na série Reno, o processador MediaTek Dimensity 7300-Energy, uma plataforma personalizada para eficiência energética. Promete uma boa performance e ao mesmo tempo a poupança de energia enquanto está em utilização.

Oppo Reno12 Pro
Oppo Reno12 Pro

Conta com uma bateria de 5.000 mAh, com suporte a carregamento rápido SuperVOOC a 80 W, prometendo uma carga completa em 46 minutos. Suporta qualquer carregador até 55 W, uma medida para aproveitar outros adaptadores que tenha em casa, pois não está incluído na caixa do equipamento.

A tecnologia AI LinkBoost é composto por uma antena com capacidade de 360º, com um sistema adaptativo de IA para rapidamente mudar entre o sinal celular para uma rede Wi-Fi. O sistema promete ainda ser mais rápido a recuperar o sinal, independentemente da forma como pega no smartphone.

O Oppo Reno 12 Pro 5G chega ao mercado em cores prateado (Nebula Silver), com um efeito de ondas na traseira e em preto (Nebula Black) com um toque gloss na finalização. O modelo tem a garantia de três atualizações de sistema operativo Android e quatro de segurança. O modelo tem um preço de 649,99 euros.

Em relação ao Oppo Reno12, este modelo tem características semelhantes. Diferente por ter uma câmara macro de 2 MP. E não tem um ecrã Infinite View, mas sim um display AMOLED tradicional curvo 3D com 6,7 polegadas.

Auriculares Oppo Enco Air4 Pro com cancelamento de ruído

Juntamente com os novos smartphones, a Oppo apresentou os auriculares Enco Air4 Pro, equipados com sistema de cancelamento de ruído inteligente. O sistema de cancelamento ativo foi melhorado a nível de hardware e software, utilizando um microfone triplo para descer aos 49 dB e abranger até aos 4.000 Hz. Mesmo rajadas de vento até 20 km/h são cancelados pelo sistema para tornar as chamadas mais nítidas.

Os auriculares têm um modo de transparência, para que possa ouvir em redor sem retirar os auriculares dos ouvidos. Tem um controlador de áudio de 12,4 mm e codec Bluetooth LHDC 5. O estojo tem uma autonomia de até 44 horas e 12 horas de carga nos auriculares. Um carregamento de 10 minutos permite utilizar durante quatro horas. Os Enco Air4 Pro têm classificação IP55 de resistência a poeira e água, para que possam ser utilizados ao ar livre em diferentes condições.

Pode ligar os auriculares a dois equipamentos em simultâneo, utilizando Bluetooth 5.4, que oferece uma latência baixa. E são compatíveis com aparelhos iOS, Android e Windows.

O wearable já chegou ao mercado por 79,99 euros em duas cores: o branco pérola e preto metálico.

Smartwatch Oppo Watch X para praticantes de fitness

O novo smartwatch topo de gama Oppo Watch X foi desenhado para elevar a experiência de fitness. Tem GPS de dupla frequência e várias funcionalidades de monitorização de fitness, refere a fabricante.  O modelo promete até 100 horas de autonomia e no caso de utilizar o modo poupança pode trabalhar até 12 dias com a mesma carga.

O equipamento tem como base o sistema operativo Wear OS 4 da Google e promete ser um treinador pessoal e inteligente diretamente do pulso. O smartwatch reconhece automaticamente os desportos praticados, seja quando caminha, corre, anda de bicicleta, a nadar ou a usar uma máquina de remos. Nas corridas, o smartwatch tem um sistema de reconhecimento de postura, detetando o tempo de contacto com o solo do atleta, assim como o equilíbrio dos dois pés, a frequência dos passos, comprimento das passadas, etc.

A monitorização da frequência respiratória, o nível de oxigénio no sangue, o ritmo cardíaco de base, o ressonar, o movimento do corpo e outros comportamentos durante o sono são também registados pelo equipamento. Os relatórios semanais ajudam o utilizador a controlar as alterações do sono. Conta ainda com sensores de frequência cardíaca e de oxigénio no sangue. Os níveis de stress são também registados no sistema.

A bateria de 500 mAh, suportado por carregamento rápido VOOC Watch, garante a carga em 60 minutos e com 10 minutos pode funcionar durante 24 horas. No interior tem um processador Snapdragon W5 Gen 1 e o BES2700 MCU, que trabalhando de forma hibrida pretendem oferecer mais aplicações em simultâneo.

O modelo tem um ecrã AMOLED de 1,43 polegadas e uma taxa de atualização de 60 Hz. Tem uma cobertura de cristal de safira 2,5D para maior resistência a riscos e impressões digitais. Tem uma classificação de resistência IP68, garantindo um mergulho até 5 metros na água e certificação militar de resistência MIL-STD-810H.

O Oppo Watch X chegou ao mercado em duas cores, prateado brilhante e preto escuro, a partir dos 329,99 euros.