A Oppo revelou o seu novo smartphone Oppo X 2021. Trata-se de um equipamento conceptual baseado em ecrã OLED extensível e flexível, neste caso enrolável, crescendo dos 6,7 para 7,4 polegadas, correspondente a mais 107 milímetros quando totalmente expandido. A particularidade é que estas medidas são variáveis, porque o ecrã é regulável mediante o gosto do utilizador.
Outra característica deste ecrã é que quando se estende, não se nota diferença ou dobras. Foi um desafio para a empresa, que se viu obrigada a redesenhar o chassis para albergar os diversos componentes, desde a antena, sistema de refrigeração e claro, a introdução do mecanismo que permite enrolar o ecrã, dentro do equipamento. A base onde assenta o ecrã tem dois painéis que deslizam em simultâneo para o manter esticado. A empresa destaca que para este modelo conceptual aplicou 122 patentes, 12 delas direcionadas ao mecanismo que enrola o ecrã.
A Oppo refere que o tamanho do ecrã permite adaptar-se ao rácio das imagens daquilo que está a assistir, seja um videojogo, um filme ou livro, eliminando as típicas barras pretas que corrigem as margens dos conteúdos.
Pelos vídeos de demonstração, dá para notar que não é apenas o ecrã que estende, mas a sua base no chassis, num efeito automático, que lembra um papiro. Por exemplo, a entrada USB-C desloca-se em sintonia com a base, abrindo espaço para o ecrã crescer, com um toque num botão na lateral. E se no ecrã não se nota qualquer "vinco" do seu crescimento, na parte traseira é possível observar o quanto o chassis abriu. Interessente que o conteúdo mostrado no ecrã vai sendo "esticado" em sintonia, com os ícones e widgets a adaptarem-se automaticamente.
Quando "encolhido", o smartphone apresenta uma moldura apenas na lateral exterior do lado direito, com o ecrã a prolongar-se no lado oposto, acompanhando a curvatura do equipamento até cerca de metade. Apesar de funcional, este modelo apresentado é apenas conceptual, em que se nota, por exemplo, a ausência de uma câmara frontal. A Oppo afirmou mesmo durante a conferência que o sistema só vai chegar ao mercado na altura certa e que poderá ainda demorar um pouco.
Pode ver o smartphone em funcionamento "hands on" aqui.
Nota de redação: notícia atualizada com mais informação. Última atualização 10h03.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários