A Oppo revelou o seu novo smartphone Oppo X 2021. Trata-se de um equipamento conceptual baseado em ecrã OLED extensível e flexível, neste caso enrolável, crescendo dos 6,7 para 7,4 polegadas, correspondente a mais 107 milímetros quando totalmente expandido. A particularidade é que estas medidas são variáveis, porque o ecrã é regulável mediante o gosto do utilizador.

Outra característica deste ecrã é que quando se estende, não se nota diferença ou dobras. Foi um desafio para a empresa, que se viu obrigada a redesenhar o chassis para albergar os diversos componentes, desde a antena, sistema de refrigeração e claro, a introdução do mecanismo que permite enrolar o ecrã, dentro do equipamento. A base onde assenta o ecrã tem dois painéis que deslizam em simultâneo para o manter esticado. A empresa destaca que para este modelo conceptual aplicou 122 patentes, 12 delas direcionadas ao mecanismo que enrola o ecrã.

A Oppo refere que o tamanho do ecrã permite adaptar-se ao rácio das imagens daquilo que está a assistir, seja um videojogo, um filme ou livro, eliminando as típicas barras pretas que corrigem as margens dos conteúdos.

Pelos vídeos de demonstração, dá para notar que não é apenas o ecrã que estende, mas a sua base no chassis, num efeito automático, que lembra um papiro. Por exemplo, a entrada USB-C desloca-se em sintonia com a base, abrindo espaço para o ecrã crescer, com um toque num botão na lateral. E se no ecrã não se nota qualquer "vinco" do seu crescimento, na parte traseira é possível observar o quanto o chassis abriu. Interessente que o conteúdo mostrado no ecrã vai sendo "esticado" em sintonia, com os ícones e widgets a adaptarem-se automaticamente.

Oppo X 2021 Oppo X 2021

Quando "encolhido", o smartphone apresenta uma moldura apenas na lateral exterior do lado direito, com o ecrã a prolongar-se no lado oposto, acompanhando a curvatura do equipamento até cerca de metade. Apesar de funcional, este modelo apresentado é apenas conceptual, em que se nota, por exemplo, a ausência de uma câmara frontal. A Oppo afirmou mesmo durante a conferência que o sistema só vai chegar ao mercado na altura certa e que poderá ainda demorar um pouco.

Pode ver o smartphone em funcionamento "hands on" aqui.

Nota de redação: notícia atualizada com mais informação. Última atualização 10h03.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.