É de conhecimento geral que enviar mensagens escritas ou falar ao telemóvel enquanto conduz é perigoso - e ilegal -, mas um novo estudo afirma que apenas a audição de um toque proveniente do telemóvel, ou uma simples vibração, tira concentração ao condutor.

Mesmo que não vá verificar imediatamente do que se trata, vai começar a pensar em quem o está a tentar contactar, o que eles querem e se será importante. De acordo com os investigadores da Florida State University, o nível de distração de ouvir o telefone a tocar é equivalente aos efeitos do envio de um SMS enquanto conduz.

“Não esperávamos um impacto tão forte na distração”, afirmou Cary Stothart, um dos responsáveis pelo estudo, como citado no Huffington Post. O investigador adiantou ainda que a situação “está a piorar com as notificações”.

De um alerta que alguém gostou de uma das suas fotos no Instagram a um jogo que o avisa que não "brinca" com ele há já algum tempo, as notificações são consideradas pela publicação da “nova praga dos smartphones”.

Mas as chamadas telefónicas continuam a ser o principal motivo de distração. Segundo o mesmo responsável, como as ligações entre estudantes são raras “se eles receberem uma chamada, pode muito bem ser uma emergência”.

Como desligar as notificações
Existem duas soluções para este problema. A primeira é se o utilizador estiver a conduzir ou a fazer outra coisa que requer atenção total, ponha o telemóvel no silêncio acionando a opção de Não Incomodar que está disponível em quase todos os telemóveis.

A segunda solução trata-se de ser seletivo. Escolha quais as aplicações que quer que lhe enviem alertas. Para isso, em dispositivos iOS, vá a Definições e clique em Notificações e escolha as apps que o podem interromper.

Em smartphones com Android é um processo similar: vá a Definições e clique em Som e Notificações e de seguida em Notificações de Aplicações. A partir daí é da sua responsabilidade escolher as aplicações que são, ou não, permitidas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.