A Apple poderá apresentar a sua nova geração de smartphones num evento mais perto do final do ano. À semelhança do que sucedeu no ano passado, espera-se que empresa da maçã apresente quatro modelos do iPhone 14, se bem que com algumas diferenças. Além da versão base do smartphone e dos modelos Pro e Pro Max, o Mini deixará de existir, passando a ser substituído por um modelo Max.

Ao que tudo indica, a versão base e o modelo Max contarão com um design semelhante ao da atual geração de smartphones da Apple. Por outro lado, os modelos Pro e Pro Max terão um design diferente, abandonando o notch nos seus ecrãs.

Há quem já aproveite para imaginar como será o aspeto do novo iPhone 14 Pro, tendo em conta a informação que circula online, como é o caso do designer gráfico Parvez Khan, conhecido como Technizo Concept, que criou uma nova série de renders para o website LetsGoDigital.

Será este o aspecto do iPhone 14 Pro? Clique nas imagens para mais detalhes

Segundo rumores, os modelos Pro e Pro Max vão passar a ter uma câmara frontal integrada num hole-punch, além de um segundo orifício, onde será alojado o sistema de reconhecimento facial.

Os rumores são suportados pelo analista Ross Young, analista da Display Supply Chain Consultants (DSCC), que afirma que os "recortes" vão ter a mesma largura que o notch atual. Depois de chegar a esta geração, o design deixará de ser exclusivo das versões Pro e deverá substituir o notch nos modelos standard do iPhone 15.

O analista indica que o mais provável é que os recortes fiquem mais pequenos em 2023, libertando ainda mais espaço do ecrã, acrescentando que, este ano, os do iPhone 14 Pro e Pro Max deverão ter uma extensão de 5.631 mm.

iPhone 14 Pro e Pro Max poderão ser os únicos a ter o chip A16 Bionic
iPhone 14 Pro e Pro Max poderão ser os únicos a ter o chip A16 Bionic
Ver artigo

Já o conhecido analista Ming-Chi Kuo aponta para a possibilidade de apenas os modelos Pro e Pro Max virem a receber o processador A16 Bionic.

O modelo base e o iPhone 14 Max contarão com a geração anterior de chips, o processador A15 Bionic. O analista afirma que todos os modelos da linha iPhone 14 terão 6 GB de RAM, com as diferenças a surgirem na memória LPDDR 5, no caso das versões Pro e Pro Max, e LPDDR 4, na versão base e Max.

Já no que toca às câmaras, espera-se que a Apple volte a aumentar as dimensões do módulo de câmaras traseiras. Os modelos Pro poderão ser equipados com uma nova câmara principal de 48 MP, abrindo também a porta à possibilidade de gravar vídeos a 8K.