Graças a uma parceria entre a NOS e a APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo,) o Porto de Leixões é o primeiro com uma cobertura 5G do país. O porto está integralmente coberto pela quinta geração mobile, o que lhe confere maior competitividade, eficiência e segurança na gestão da sua infraestrutura.

É referido que durante 2020, mesmo numa época dominada pela pandemia, o Porto de Leixões movimentou cerca de 17,1 milhões de toneladas, alcançando mesmo um máximo histórico do número de contentores e um crescimento de 2,6% em relação a 2019. Valores que indicam a capacidade de resiliência das empresas importadoras e exportadoras e a rápida adaptação do sistema portuário.

Olhando para o futuro, a NOS vai possibilitar que a APDL monitorize as suas operações com o recurso a drones 5G. Estes estão equipados com câmaras capazes de transmitir em tempo real as imagens de vídeo em alta resolução para a sala de controlo. Nesse sentido, será possível acompanhar as operações e manobras de alto risco, assim como realizar inspeções no local com maior frequência, de forma remota.

A NOS refere que estes drones 5G estão preparados para serem equipados com sensores ambientais, capazes de analisar o ruído e qualidade do ar, assim como medir os impactos de cada operação em tempo real, a partir diretamente do local. A parceria visa ainda estudar uma forma de tirar melhor partido da realidade aumentada e tecnologia de gémeo digital para tornar os processos de manutenção de maquinaria e logística ainda mais eficientes, com IoT de sensorização para acompanhar em tempo real a localização e estado de todos os ativos.

“O 5G, enquanto peça fundamental daquilo que é a indústria 4.0, permite-nos definir o que é o futuro da competitividade das empresas nos mais diversos setores. Graças às soluções baseadas em 5G que estamos a implementar, o Porto de Leixões, uma das mais relevantes infraestruturas nacionais, poderá reforçar a sua posição competitiva, não apenas no contexto ibérico, mas também europeu”, salientou Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.