Espanha, Itália e Grécia surgem à frente da lista de países onde se registam mais acidentes com telemóveis, mas Portugal está em 14º lugar nesta análise, o que nos coloca mais próximo dos "cuidadosos" países do norte da Europa, como a Finlândia, a Suiça e até a Bélgica.

[caption]gráfico[/caption]

O estudo foi realizado pela SquareTrade que há algumas semanas tinha revelado que nos últimos sete anos os consumidores portugueses gastaram quase 441 milhões de euros em reparação e substituição de smartphones.

O próprio estudo aponta o facto de ser curioso que Portugal esteja fora da lista dos países mais desastrados do Sul da Europa, numa análise que integra 18 países e que é baseada em inquéritos realizados utilizando os programas online RearchNow e Qualtrics.

Em Portugal 27,6% dos utilizadores inquiridos registaram percalços nos seus aparelhos mobile num período de dois anos. Os números fazem com que só os consumidores da Finlândia (com 27,2%), Suíça (26,3%), Bélgica (24,9%) e Polónia (24,3%), se mostrem menos desastrados na utilização de smartphones.

Segundo os dados do estudo anterior, mais de metade dos acidentes com smartphones acontecem em casa e um quinto são causados por outras pessoas e não os proprietários. 16% dos acidentes registados envolvem líquidos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico