(Atualizada) Os novos iPhone já começaram hoje a chegar às lojas em várias partes do mundo, gerando o entusiasmo do costume, as filas e as confusões entre quem quer estar entre os primeiros a receber o novo smartphone da Apple.

A Portugal o smartphone só chega no dia 26, mas hoje arrancam as pré-vendase pré-registos das várias operadoras, como o TeK já tinha adiantado na semana passada, embora a loja oficial online só abra esta possibilidade na próxima sexta feira.

A Meo foi a primeira a garantir que ia arrancar com as pré-vendas e foi a primeira a detalhar a oferta online, com muitas condições e requisitos, mas garantindo a entrega dos primeiros modelos a 26 de setembro, desde que seja feito o pagamento e que exista stock.

[caption]Iphone meo[/caption]

A operadora da PT Portugal tem à venda dois modelos da versão mais pequena, o iPhone 6, em duas versões – de 16 GB e 64 GB, descartando a mais cara de 128 GB – mas no iPhone 6 Plus é possível fazer a compra das três versões disponíveis, mesmo a de 128 GB que custa 999 €, 989 na loja online.

Para além das opções de pagamento imediato há ainda a possibilidade de optar por uma fidelização de 24 meses, pagando entre 23 e 25 euros por mês, com entrada inicial de 150 ou 200 euros, consoante os modelos. No iPhone 6 Plus essa opção só está disponível para a versão mais básica, com 16 GB de espaço de armazenamento.

É ainda possível usar o sistema de pontos, juntando pelo menos 540 euros de valor monetário.

Embora seja uma pré-venda, obrigando a pagamento, a MEO defende-se bem de qualquer circunstância com uma longa nota de rodapé: “Só serão consideradas as pré-compras com pagamento efetuado através de multibanco, cartão de crédito ou PayPal, ou rebate com pontos, até ao dia 24.09.2014. As encomendas serão satisfeitas por antiguidade de pagamento, ou rebate com pontos, e estão limitadas ao stock existente. Nas pré-compras a prestações só serão satisfeitas as encomendas com o envio da respetiva documentação de identificação do cliente e pagamento do valor de entrada e custo administrativo, concluídas até ao dia 24.09.2014. O iPhone 6/iPhone 6 Plus, estará disponível para expedição a partir do dia 26.09.2014”.

>Na NOS já é possível fazer pré-reservas, adiantando os dados da faturação, mas ainda apostando “no escuro” porque não são adiantados preços nem outras condições.

[caption]Iphone nos[/caption]

A Vodafone acabou por colocar a informação mais tarde, mas com preços. A operadora tinha sido a 2ª mais rápida a divulgar que ia avançar com a pré-reserva a 19 de setembro e ao final do dia revelou as condições e preços dos equipamentos na sua pré-venda.

Para já a Vodafone tem disponíveis dois modelos do Iphone 6, um com 16 GB e um com 64 GB, e os preços são 10 euros mais baixos do que na concorrência, mas à hora em que atualizamos a notícia já há modelos esgotados.

Do Iphone 6 Plus a Vodafone só tem disponível a versão mais básica, de 16 GB, e o preço é também 10 euros mais baixo. Mas à semelhança do que acontece noutros países, onde a versão XL do Iphone está a revelar maior procura, ambas estão esgotadas no stock de pré-vendas da operadora.

[caption]Iphone vodafone[/caption]

A Vodafone garante que as encomendas agora feitas online serão entregues a 26 de setembro, mas coloca as reticências do habitual "limitado ao stock existente".

Na próxima sexta feira abrem as lojas para vender as primeiras unidades, e o TeK sabe que as operadoras ainda estão a considerar se fazem eventos a partir da meia noite de quinta feira em algumas lojas, mas não deve ser fácil replicar as filas a que assistimos noutros países.

Veja algumas das fotos dos novos smartphones.

Recorde-se que nas primeiras 24 horas das pré-reservas internacionais a Apple vendeu mais de 4 milhões de smartphones, o dobro do registado com o iPhone 5 e um número que excede a previsão. Por isso a Apple teve de atrasar as entregas, algumas para Outubro.

Se já tem um iPhone e está a considerar a troca, veja antes a análise do TeK às circunstâncias em que vale a pena mudar.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação [22:07] A notícia foi atualizada com a informação dos preços da Vodafone.