A Motorola e a Phonebloks estão a trabalhar no Projeto Ara, um conceito de smartphone modular onde cada componente é facilmente substituível. Quer isto dizer que o equipamento é 100% reparável e que pode estar sempre atualizado. O que parece ficção está na realidade numa adiantada fase de desenvolvimento, estando o protótipo quase concluído.

A revelação foi feita numa videoconferência pelo diretor executivo da Motorola, Dennis Woodside, escreve o Engadget. O CEO disse ainda que quando o equipamento chegar a uma fase de comercialização vai ser produzido numa ferramenta semelhante ao Moto Maker do Moto X, onde o telemóvel pode ser personalizado com várias centenas de combinações.

Mas além da personalização exterior, o Projeto Ara vai permitir uma personalização a nível de especificações. Dennis Woodside explicou o conceito referindo-se a um esqueleto onde vários componentes podem ser colocados e retirados.

O smartphone modular da Motorola foi inicialmente apresentado no final de outubro, o que mostra que a empresa está empenhada na construção do novo dispositivo.

Antes de a Motorola ter revelado o Projeto Ara, já a Phonebloks tinha feito sucesso na Internet com o seu projeto de smartphone modular.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.