A Qualcomm anunciou a sua nova geração de chips top de gama para smartphones, o Snapdragon 8 Gen 2, disponível para as fabricantes de smartphones no final do ano. Várias marcas vão anunciar em breve novos equipamentos de nova geração, incluindo a Asus, Honor, OnePlus, Oppo, Motorola, Sony, Sharp, Xiaomi e ZTE, entre outras. O anúncio do novo processador antecede o evento Snapdragon Summit, que se vai realizar esta semana.

O novo chip promete alguns mimos tecnológicos, assentes em inteligência artificial, prometendo cobrir todas as áreas, do gaming, à fotografia, captura de vídeo e conetividade, entre outras funcionalidades. Começando pela conetividade, o novo chip suporta o modem Snapdragon X70 5G, suportado por inteligência artificial.

A IA será a base de praticamente todas as funcionalidades da plataforma, prometendo acelerar o processamento de linguagem natural, como base para traduções multilíngue, assim como algoritmos para a câmara fotográfica. Segundo a Qualcomm, a atualização da arquitetura do processador garante 4,35 vezes mais a performance de IA dos chips Gen 1.

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2

No que diz respeito à câmara fotográfica, a nova atualização do chip melhora as fotografias e vídeos automaticamente e em tempo real, através da sua rede neural de IA. Os algoritmos vão melhorar elementos como a face das pessoas, o cabelo, roupa e outros, como o céu e paisagens. O processador vai ainda otimizar novos sensores que chegaram ao mercado, tais como o Isocell HP3 da Samsung, com capacidade de 200 MP.

Vai também suportar o codec AV1, a base para vídeo a 8K HDR e capacidade de imagens a 60 frames por segundo. O Snapdragon 8 Gen 2 vai suportar duplo SIM para 5G, assim como a nova geração de conetividade sem fios Wi-Fi 7 e Blutooth 5.3.

O gaming não foi esquecido e o suporte a aceleração por hardware de ray tracing, aproxima cada vez mais os equipamentos às consolas domésticas e computadores. Marcas como a Asus, Lenovo e Xiaomi têm smartphones dedicados ao gaming, que certamente vão tirar partido da funcionalidade. E os próprios estúdios podem, dessa forma, atualizar os seus jogos para melhorar o seu aspeto visual.

No geral, o GPU Adreno promete uma performance 25% mais rápida e o CPU Kyro mais 40% face à geração. Na prática, o processador pretende suportar ferramentas ligadas ao metaverso, nomeadamente o motor Unreal 5 Metahumans, prometendo personagens humanas cada vez mais fotorealísticas. Mais uma vez, a linha entre as experiências mobile e as que vemos nos computadores e consolas é cada vez mais ténue.

Todas as funcionalidades técnicas do novo chip podem ser consultadas na sua página oficial.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.