Os cookies são utilizados pelos websites para facilitar a navegação, mas também são aproveitados pelas empresas para personalizar a publicidade que cada um visiona. É por isso natural que quando pesquisa determinado assunto, comece a receber sugestões de publicidades relacionadas.
Mas o caso pode tornar-se um pouco mais alarmante quando lhe aparecem sugestões de publicidades não sobre o que pesquisa, mas relacionado com conversas que tem em viva voz com familiares ou amigos. O culpado, neste caso, é o smartphone, pois este está sempre à escuta. Os assistentes pessoais e inteligentes requerem o microfone ligado para estarem sempre prontos a responder às necessidades dos utilizadores.
Mas essa funcionalidade está a ser igualmente utilizada para a recolha de informações para personalizar a publicidade que recebe. Os investigadores da NordVPN decidiram colocar em ação uma experiência de despiste, para perceber se os smartphones realmente estão à escuta, que poderá também experimentar.
Começaram por discutir temas como animais favoritos, países escolhidos aleatoriamente e artigos de moda, junto dos smartphones, para compreender quanto tempo começavam a fazer efeito. O resultado foi receberem todo o tipo de publicações patrocinadas nas redes sociais, tais como destinos de viagens ou de instituições de caridade para animais.
Apesar de parecer invasivo, os investigadores dizem que esta prática não é ilegal, a partir do momento que os utilizadores deem consentimento para a recolha de dados pessoais quando aceitam os termos e condições das aplicações que utilizam. Deverá assim fazer um teste semelhante para perceber se está a ser ouvido pelos equipamentos. Caso isso aconteça, pode sempre reverter as permissões das aplicações.
Como fazer o teste
Os investigadores escolheram falar aleatoriamente de um país, para perceber se aumentam o número de anúncios referentes ao mesmo. Neste caso foram conversas de como gostariam de visitar a Arábia Saudita. A partir dai passaram a ver no Facebook anúncios do Booking.com com preços para a cidade de AlUla, na Arábia Saudita. Passados dois ou três dias surgiram mais anúncios relacionados com o país.
No outro exemplo, começou-se a falar sobre um animal aleatório, no caso do teste, o orangotango. Com confirmado, um dia depois começou a receber anúncios relacionados com instituições de caridade para orangotangos.
Veja na galeria os exemplos:
Se pretende fazer o teste, experimente escolher um assunto novo, que nunca tenha pesquiso ou discutido perto do equipamento. Este assunto não pode estar relacionado com interesses habituais do dia-a-dia ou comportamento online. Depois converse sobre ele ao longo dos dias, perto do equipamento, várias vezes por dia. Escolha um país mais estranho e use palavras-chave relacionadas com o assunto, se gostava de o visitar ou pontos turísticos a visitar.
Durante o teste, mantendo as “conversas” sobre os tópicos escolhidos, deve continuar a utilizar o smartphone como habitualmente, mas lembre-se de não pesquisar nem interagir com conteúdos relacionados com o tópico escolhido. Deverá depois observar o comportamento dos anúncios, se estes se moldaram ou não aos tópicos que falou perto do equipamento. Se confirmar que foi ouvido e não concordar, pode sempre cancelar a autorização das apps manterem o microfone ligado ou a localização ativa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como seria um dia se a Inteligência Artificial estivesse integrada em todas as coisas? -
Site do dia
Aproveite o frio para andar de trenó no browser do computador -
App do dia
Aplicação invideo facilita a criação de vídeos com inteligência artificial -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários