A Google pode estar na fase final de desenvolvimento de um relógio inteligente que terá como principais características a integração com o assistente de voz Google Now e a integração com o novo Android 4.4.

O smartwatch, que está a ser trabalhado sob o nome de código Gem, vai estar sempre "alerta" para reconhecer os pedidos que o utilizador faz - seja de pesquisa tradicional ou de informações úteis para o percurso por exemplo.

Outra funcionalidade do Google Now que poderia tornar o conceito de relógio inteligente mais aceitável é o uso de cartões de sugestão que baseiam a informação no perfil do utilizador. Por exemplo, quando o horário de trabalho estivesse a terminar aparecia uma notificação no relógio dos transportes que seriam necessário apanhar para chegar ao destino, e quais os horários possíveis.

Apesar de a apresentação poder acontecer já este mês, segundo o 9to5Google, nada garante que o equipamento fique disponível em breve. Segundo as informações apuradas a Google está ainda a trabalhar numa forma de aumentar a autonomia da bateria do equipamento. É preciso também lembrar que os Google Glass foram apresentados no ano passado e só vão ficar à venda para o grande público em 2014.

E podem os óculos e o relógio conviver ou a Google está a hipotecar o sucesso dos dois, caso o segundo projeto seja verdadeiro? A tecnológica norte-americana pode até estar a criar um ecossistema de equipamentos usáveis onde no futuro o telemóvel seria dispensado.

Os dois relógios inteligentes que já estão no mercado e que têm a chancela de grandes tecnológicas - caso do Sony Smartwatch 2 e do Samsung Galaxy Gear - têm recebido um misto de críticas positivas e negativas. Mas no geral, a imprensa especializada parece concordar que estes equipamentos ainda não garantem a experiência de utilização desejável.

A apresentação do smartwatch pode acontecer ainda durante outubro. Neste mês também é esperado que a gigante dos motores de busca faça a apresentação oficial do Android 4.4 KitKat e do novo telemóvel da linha Nexus.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.