O primeiro smartphone da Jolla, desenvolvido por uma equipa que na sua maioria saiu da Nokia para criar a nova empresa, estreou-se na Europa no final do ano passado e é pela região que tem tentado captar os primeiros adeptos. Ontem o TeK publicou, aliás, uma informação sobre a procura do smartphone no mercado português.



Hoje a empresa revelou planos para chegar a novos mercados e um conjunto de novidades também na área do software. Em março chega a quarta atualização da plataforma, que prepara o Sailfish para mais um passo importante na estratégia de expansão da plataforma: a compatibilidade com Android.



Esta é uma área que a empresa tem explorado, deixando correr no SO aplicações desenvolvidas para Android. A comunidade tem feito o mesmo, promovendo alguns exemplos do Sailfish em dispositivos Android, mas que agora o objetivo é aprofundar a aposta. É nesse contexto que promete, ainda para o primeiro semestre, a possibilidade de instalar o sistema operativo em dispositivos Android. Garantida está a compatibilidade com alguns dos modelos mais populares do ecossistema Android, avança a imprensa internacional citando a fabricante.



A Jolla admite que esta é uma estratégia desenhada sobretudo a pensar nos mercados asiáticos, como a China, onde a procura de alternativas aos sistemas operativos de origem é muito expressiva. Só no ano passado essa terá sido uma opção usada em 100 milhões de dispositivos.



A nova versão de software, que a empresa pretende lançar em março, contará com melhorias ao nível da performance e do aspeto e novas funcionalidades em diversas áreas, onde se incluem as funcionalidades de imagem e da câmara.



Para o primeiro semestre está também prometido o lançamento de um App Launcher que permitirá aos utilizadores do Android levarem a experiência Sailfish para os seus telemóveis. A aplicação replica o ambiente do sistema operativo da Jolla na plataforma da concorrência.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.