A Samsung apresentou esta quinta-feira os primeiros cartões de memória UFS, uma tecnologia de armazenamento de alta velocidade que, até à data, era utilizada apenas como parte integrante do hardware de vários equipamentos eletrónicos. 

As velocidades de leitura destes cartões, que podem atingir os 530 Mbps, são, em média, cinco vezes superiores às conseguidas pelos cartões microSD. São também semelhantes às conseguidas pelos SSD mais utilizados hoje em dia. A marca refere que, com estas unidades, transferir o ficheiro de um vídeo Full HD de 5 GB demora apenas dez segundos, por exemplo. Esta é uma tarefa que um cartão microSD não consegue completar em menos de 50 segundos, em teoria. 

Em comunicado, a Samsung afirma que os cartões foram desenvolvidos a pensar em equipamentos de alta resolução como DSLRs, câmaras de acção (GoPro, por exemplo), realidade virtual, três dimensões e drones, mas, tendo em conta a capacidade das câmaras dos atuais smartphones, é provável que a empresa pense duas vezes antes de afastar estes UFS dos equipamentos móveis do género. 

Apesar de não revelar preços nem datas de lançamento, a empresa afirma que vai fazer chegar quatro versões diferentes ao mercado com capacidades de 32, 64, 128 e 256 GB. 

Será que poderemos contar com um Galaxy S8 já com suporte para cartões UFS?

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.