A DxOMark publicou a sua análise à câmara do novo smartphone de bandeira da Samsung, o Galaxy S21 Ultra 5G e os resultados mostram que não impressionou. A câmara atinge uma pontuação global de 121 pontos, que traduz uma boa performance do equipamento, mas mostra que nem sempre compara bem com os principais concorrentes. Em termos globais, o dispositivo acaba mesmo por pontuar menos que o antecessor Galaxy S20 Ultra 5G na mesma análise (126 pontos) e não vai além da 17ª posição da tabela.

A análise da DxOMark divide-se em três áreas principais: foto, zoom e vídeo. Na primeira, o novo topo de gama da Samsung soma 16 pontos a menos que o Huawei Mate 40 Pro, o melhor classificado da categoria. Os especialistas apontam sobretudo falhas no desempenho da câmara em ambientes interiores ou de pouca luz, sobretudo no que se refere à textura e saturação da imagem, mas também ao desempenho do autofocus.

Mas não é só. Nos testes ao ruído da imagem, mesmo em ambientes de muita luz, o S21 Ultra 5G também não compara bem com os concorrentes, um aspeto que prejudicou a avaliação do equipamento também na avaliação aos restantes conjuntos de indicadores, relacionados com o zoom, onde a pontuação global do equipamento foi de 76 pontos, ou no vídeo.  A concorrência faz-se aqui representar sobretudo pelo já referido Huawei Mate 40 Pro e pelo iPhone 12 Pro Max.

No vídeo, o S21 Ultra 5G arrecadou 98 pontos na análise, mas a DxOMark sublinha que também aqui a Samsung deixou a desejar na comparação com os principais rivais, acabando por ter pontuações semelhantes às obtidas por equipamentos mais antigos, como o Huawei P40.

Veredito final: “o Samsung Galaxy S21 Ultra 5G (Exynos) é capaz de captar fotografias e vídeos razoáveis em praticamente todas as condições”, admite o autor da análise da DxOMark, que no entanto não esconde a desilusão, tendo em conta a forma como a Samsung posicionou o equipamento e as especificações de hardware incluídas. “É justo dizer que esperávamos uma pontuação pelo menos 10 pontos mais alta”, refere-se.

A DxOMark sublinha, ainda assim, que há melhorias ao alcance de uma atualização de firmware e deixa a expectativa que a Samsung as realize numa próxima atualização ao dispositivo, mas para quem vai comprar um smartphone a pensar na qualidade da câmara, reconhece que há melhores opções. 

O Samsung  Galaxy S21 Ultra 5G integra um ecrã de 6.8 polegadas Dynamic Amoled com uma resolução de 3200x1440 pixels. Integra quatro câmaras traseiras: uma grande angular de 108 MP, uma ultra grande angular de 13mm com 12 MP e duas telefoto de 240 e 70 milímetros com 10 MP, a que se junta uma câmara frontal de 40 MP. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.