
A Polestar revelou em Gotemburgo uma significativa atualização no seu SUV topo de gama. O Polestar 3 MY26 passa a usar uma nova arquitetura elétrica de 800 Volts, que permite melhorar significativamente a velocidade de carregamento da bateria, assim como permite receber um novo motor eléctrico, mais eficaz e mais rápido, e um novo conjunto de baterias.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Através desta arquitectura, o Polestar 3 consegue assim carregar muito mais depressa a bateria (até 310 kW), a bateria dos 10% aos 80% em apenas 22 minutos, um ganho de 25% face à anterior plataforma. Esta melhoria é também fruto do novo pack de bateria fornecido pela CATL, sendo agora disponibilizado um pack de 92 kWh para o modelo de tração traseira, e de 106 kWh para as versões Dual motor e Performance.
Relativamente à atualização de motor, o modelo de tração traseira beneficia agora de um novo motor traseiro síncrono de ímanes permanentes, desenvolvido internamente, de 245 kW de potência, o equivalente a 333 cv. Quando utilizado em conjunto nas versões Dual motor, o Polestar 3 conta agora com uma potência total de 400 kW (544 cv), e 500 kW (680 cv) para a versão Performance. Para garantir maior eficiência energética, as versões com dupla motorização eléctrica, o sistema incluí um mecanismo de desconexão automática do motor dianteiro quando o mesmo não é necessário, garantindo ao mesmo tempo uma maior autonomia na condução diária.
Clique nas imagens para mais detalhes
No interior a alterações de maior relevo foi a incorporação de um novo sistema de computação central. O anterior sistema Nvidia Drive AGX Xavier foi substituído pelo novo Orin, que vê assim a capacidade de processamento elevar de 30 para 254 TOPS (triliões de operações por segundo). Este salto, que consiste num aumento de capacidade de computação 8 vezes superior, permite uma gestão mais rápida e inteligente de todos os sistemas de segurança ativa, assistência à condução, a gestão da bateria e todos os restantes sensores.
O mais relevante é que a Polestar se compromete a efetuar a actualização do hardware, de forma gratuita, como sendo uma modificação retroativa, a todos os atuais clientes do Polestar 3, estando previsto o início das atualizações para o início do próximo ano.
Como é habitual, com a chegada de um novo modelo anual, o MY26 traz, para além da nova nomenclatura de versões (Rear motor, Dual motor e Performance), packs opcionais simplificados e atualizações no design e de materiais, no qual se incluí nova cor cinzento metálito escuro “Storm”, e no interior os estofos de série passam recebem também a versão MicroTech na cor Charcoal, com acabamentos em alumínio reaproveitado, algo que era anteriormente oferecido como um extra opcional.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Porsche estreia carregamento sem fios para elétricos com o novo Cayenne -
App do dia
Ainda se lembra da VSCO? App tem uma nova versão para fotografar com filtros e efeitos em tempo real -
Site do dia
Vagas de calor, incêndios e qualidade do ar com mudanças assinaladas no observatório da Terra -
How to TEK
Saiba como iniciar rapidamente uma conversa de voz num grupo do WhatsApp
Comentários