A mais recente linha de smartphones da Samsung já chegou às lojas, equipada com mais ferramentas de inteligência artificial. O Galaxy S25 Ultra, o modelo mais apetrechado da linha, já passou pela mesa de desmontagem da iFixit, que destaca a maior reparabilidade em comparação com as gerações anteriores do smartphone.

Os especialistas da empresa realçam que a grande surpresa está na bateria do S25 Ultra. A Samsung tem vindo a melhorar o mecanismo de remoção de baterias que começou a implementar desde a linha Galaxy S23 e, desta vez, o processo está ainda mais fácil.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Como explica a iFixit, a gigante sul-coreana optou por incluir quatro patilhas que abraçam a bateria e que, ao serem puxadas, permitem uma remoção descomplicada, sem dores de cabeça com adesivos teimosos e sem necessitar de usar produtos específicos para dissolver a cola.

Os especialistas acreditam que esta mudança surge em resposta à pressão por parte da Europa no que respeita à lei sobre o “direito à reparação” que, além de incentivar os consumidores a prolongarem o ciclo de vida dos equipamentos através da reparação, traz novas obrigações para as fabricantes.

As câmaras traseiras do S25 Ultra também marcaram pontos positivos na análise. Cada um dos módulos de câmara é independente e pode ser removido ou substituído individualmente. Por outro lado, a câmara frontal é fixa e não permite o mesmo tipo de consertos. 

Primeiras impressões: Samsung Galaxy S25 representam uma nova era onde o que importa é (só) o software?
Primeiras impressões: Samsung Galaxy S25 representam uma nova era onde o que importa é (só) o software?
Ver artigo

Outra das mudanças encontradas está na nova S Pen. Ao desmontarem o estilete, os técnicos da iFixit verificaram que embora muitas das estruturas anteriores permaneçam, os elementos que “alimentavam” as funcionalidades suportadas por Bluetooth desapareceram. De acordo com a Samsung, a escolha é motivada pela experiência dos utilizadores, com menos de 1% a usarem, de facto, estas opções.

A iFixit conclui que o S25 Ultra traz boas surpresas para os entusiastas de reparações caseiras, da bateria às câmaras, o que o torna num dos smartphones Galaxy mais “amigáveis” a nível de reparabilidade que os especialistas viram ao longo da última década. No entanto, a Samsung ainda tem muito trabalho pela frente.

iFixit | Samsung Galaxy S25 Ultra
iFixit | Samsung Galaxy S25 Ultra Pontuação de reparabilidade do Samsung Galaxy S25 Ultra créditos: iFixit (via YouTube)

Os recursos oficiais de reparação da marca são incompletos e os componentes que disponibiliza são, muitas vezes, vendidos em conjunto com preços que tornam as reparações pouco práticas. Por esse motivo, os especialistas optaram por atribuir uma pontuação de 5 em 10 ao Galaxy S25, que poderá mudar caso a marca melhore as suas práticas.