A Samsung vai supostamente implementar um leitor de impressões digitais no botão frontal do Galaxy S5, deitando por terra outros rumores que davam conta da possível utilização de tecnologia de reconhecimento da íris como um reforço ao nível da segurança.

Quem avança a informação é a publicação SamMobile que diz ainda que para a leitura funcionar os utilizadores terão que deslizar o dedo da parte inferior para a parte superior do botão. Uma leitura em tempo real da impressão digital vai alegadamente aparecer no ecrã, podendo ser armazenadas até oito impressões digitais diferentes no telemóvel.

Os utilizadores terão que fazer o deslize de dedo numa velocidade moderada e não poderão ter o dedo molhado, sob pena de o reconhecimento da impressão não funcionar.

Das oito impressões digitais que podem ser armazenadas, cada uma pode funcionar como uma chave que inicia uma determinada aplicação, que pode ser definida ao gosto de cada um. A Samsung estará também a preparar o lançamento de algumas funcionalidades próprias para o sensor biométrico, como a Personal Folder - pasta que contém ficheiros que só podem ser acedidas pelo dono do telemóvel - ou o Private Mode - um modo de navegação privado também só acessível através do scanning do dedo.

Fazer verificação da conta Samsung e fazer autenticação em algumas páginas Web são outras alegadas possibilidades que o Galaxy S5 vai permitir explorar.

A implementação de um leitor de impressões digitais no telemóvel promete tornar-se uma tendência nos equipamentos topo de gama, depois de a Apple o ter feito no iPhone 5s e de a HTC também ter usado a tecnologia no One Max.

O lançamento do novo smartphone da Samsung pode acontecer já na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro, durante o Mobile World Congress. No início de janeiro uma executiva da Samsung revelou que o novo telemóvel topo de gama vai ser lançado com a segunda versão do relógio inteligente Galaxy Gear.

Nota de redação: corrigida uma gralha no texto relativa à data de apresentação do Galaxy S5


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.