Depois da miniaturização dos telemóveis e antes da chegada dos smartphones houve uma outra categoria que fez sucesso: os telemóveis com tampa, também conhecidos como flip phones. O conceito que parecia ultrapassado pode conhecer um novo fôlego ainda este ano pela mão da Samsung e do Galaxy Folder.

Este smartphone junta o melhor das duas categorias: dois ecrãs táteis, teclas físicas, sistema operativo Android e botões dedicados para as funções mais comuns. Se as informações e imagens reveladas pela publicação sul-coreana Clien.Net estiverem corretas, então a maior vendedora de smartphones do mundo está também a apostar nos pormenores de construção do dispositivo:

[caption]Nome da imagem[/caption]

A nível de características o Galaxy Folder situa-se numa gama média de equipamentos: dois ecrãs de 3,7 polegadas com uma resolução de 800x480 píxeis, processador Snapdragon 400 com dois núcleos a 1,7Ghz, 2GB de RAM e suporte para redes LTE. A versão do sistema operativo é Android 4.2.2.

Ainda não é certo se os dois ecrãs são táteis e se permitem explorar o sistema operativo Android na totalidade ou se limita o acesso a algumas aplicações, sobretudo no caso do ecrã de fora. O YotaPhone, da empresa russa Yota, também aposta nos dois ecrãs para se diferenciar da concorrência.

O lançamento do telemóvel está previsto para já só para o mercado sul-coreano. Esta não é a primeira vez que a Samsung tenta adaptar o conceito de telemóvel com tampa aos tempos modernos, tendo lançado no ano passado um equipamento semelhante e que tinha ainda a vantagem de ter suporte para dois cartões SIM.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico