Os smartphones topo de gama esgrimam-se pela qualidade fotográfica, somando sensores cada vez mais potentes. Mas a Samsung está a trabalhar naquele que será o primeiro sensor de 200 MP do mercado, o ISOCELL HP1. O sensor tem a capacidade de juntar 16 pixéis de 0,64μm, o equivalente a um sensor de 12,5 MP com 2.56μm pixéis. A Samsung pretende montar o sensor num formato 4x4 sensores, perfazendo aquele que chama a tecnologia ChameleonCell de 200 MP.

O sensor foi criado para ser usado em fracas condições de iluminação e melhorar a respetiva qualidade da imagem. Permite também captar fotografias de 200 MP, mas também pode ser usado em formato 2X2 para imagens a 50 MP. A Samsung garante que o seu novo sensor é tão pequeno que pode ser utilizado nos smartphones, garantindo imagens detalhadas, mesmo quando são cortadas ou alterado o tamanho.

O sensor ISOCELL HP1 representa ainda mais um salto na gravação de vídeo com qualidade 8K a 30 FPS, prometendo o mínimo de perda no seu campo de visão.

A Samsung introduziu ainda um novo sensor chamado ISOCELL GN5, um sensor de 50 MP com 1.0μm pixéis, que a fabricante afirma tratar-se do primeiro a integrar a sua tecnologia Dual Pixel Pro. Entre as suas principais características está a melhoria das capacidades de autofoco das câmaras.

A empresa não revelou quando o sensor entrará em produção e quais os primeiros modelos a usufruir da nova tecnologia. No entanto, refere no comunicado que já tem amostras para disponibilizar para as fabricantes que queiram começar a testar e integrar a tecnologia.