A Samsung tomou o palco do Consumer Electronic Show para apresentar uma nova gama de tablets, com mais foco no segmento empresarial e na produtividade. Os expoentes da nova linha de produtos são os NotePRO e TabPRO de 12,2 polegadas, um tamanho até agora pouco comum para este tipo de dispositivos.

Tanto os modelos de 12,2 polegadas, como os TabPRO 8.4 e 10.1 têm ecrãs com uma resolução de 2560x1600 píxeis, câmaras de oito megapíxeis e a última versão do Android. Os processadores variam entre um Snapdragon 800 de quatro núcleos a 2,3Ghz e um Exynos 5 de oito núcleos. Os modelos maiores têm 32GB ou 64GB de armazenamento interno e 3GB de RAM, enquanto os restantes modelos variam entre os 16GB e os 32GB de armazenamento.

Ecrãs de alta resolução, otimização de software e aplicações de produtividade "à medida" são os três factores em que a tecnológica sul-coreana se quer focar com os novos dispositivos.

O NotePRO vem acompanhado de uma caneta S-Pen e tem um interface de utilização diferente do TouchWiz. Um dos ecrãs principais foi pensado em estilo de revista, um pouco como o Flipboard, onde o utilizador pode aceder rapidamente a diversos conteúdos. Existem outras funcionalidades de software novas como ter até quatro aplicações abertas em simultâneo no ecrã e acesso remoto através do PC.

A imprensa especializada que já teve contacto com o NotePRO destaca sobretudo o peso - mais de 750 gramas - e a ergonomia pouco simpáticas para a portabilidade.

O lançamento da Samsung acontece numa altura em que já se especula a existência de um iPad com dimensões próximas às 13 polegadas, aquele que poderia ser o iPad PRO, um tablet com características mais produtivas do que os restantes modelos da Apple.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.