Há muito que se sabe que a Samsung procura um caminho alternativo à dependência do Android – apesar de ser a maior vendedora mundial de smartphones, a tecnológica precisa de ter um plano B ao sistema operativo da Google. O Z é o primeiro telemóvel da empresa asiática com Tizen OS e tem características próximas ao Galaxy S5.



Já na versão 2.2.1, o Tizen acaba por não ser muito diferente do Android, apresentando várias parecenças como vários ecrãs de início, menu de opções e notificações rápidas que desce do topo do smartphone e inicializador de aplicações.



Mas também existem algumas diferenças. O Tizen OS suporta aplicações Web, tal como acontece no Firefox OS, uma vantagem que permite criar muitos apps de forma simples – convertendo apenas o que foi feito para a Internet.



Ao nível de interface o Tizen OS apresenta caixas dinâmicas, que funcionam de forma semelhante aos mosaicos dinâmicos do Windows Phone. Mas no caso dos ícones da Samsung, é possível deslizar o dedo sobre a caixa para ter mais informação do que aquela que é mostrada.



Em resumo, o Tizen OS é um sistema operativo que se inspira em algumas das vantagens dos sitemas operativos que estão no mercado, juntando-as na tentativa de criar um software diferenciador. O sistema operativo já tinha sido estreado noutros equipamentos, como câmaras fotográficas e relógios inteligentes.

Quanto ao telemóvel Samsung Z, é um smartphone com ecrã Super AMOLED de 4,8 polegadas e resolução HD, processador Intel de quatro núcleos a 2,3Ghz, 2GB de RAM e 16GB de armazenamento interno. Tem ainda suporte para redes 4G e um sensor fotográfico traseiro de oito megapíxeis.



Inspirado no “primo” Galaxy S5, apresenta um leitor de impressões digitais e um sensor que permite monitorizar os batimentos cardíacos.



Com apresentação “oficial” marcada para amanhã, 3 de junho, na conferência mundial de programadores Tizen, o Samsung Z só vai chegar ao mercado no terceiro trimestre do ano. A Rússia foi o país escolhido para estreia do dispositivo, não se sabendo qual a calendarização para os restantes mercados.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.