A Microsoft disponibilizou o kit de desenvolvimento para Windows 7.8, o que faz prever a chegada da atualização nas próximas semanas para os smartphones mais antigos como o Lumia 800 e 900. Vários perfis oficiais de operadoras de telecomunicações e divisões do WP deram a entender que 31 de janeiro é a data em que alguns utilizadores começam a receber a atualização.

O perfil no Facebook do Windows Phone Colômbia fez uma publicação que dava conta da disponibilização do update a partir de 31 de janeiro, prolongando-se durante o primeiro trimestre do ano.

Também a operadora O2 respondeu a um utilizador que no final de janeiro a atualização para WP 7.8 fica disponível. Segundo adianta o Windows Phone Central, também a divisão alemã da O2 e a operadora australiana Telstra já adiantaram aos clientes que as atualizações começam no final do mês.

Estas informações ganham mais credibilidade depois de a Microsoft ter disponibilizado esta semana o SDK para Windows Phone 7.8. O kit de desenvolvimento traz dois emuladores, um para smartphones com 256MB de RAM e outro para telemóveis com 512MB de RAM.

A primeira versão do SDK para WP 7.8 pretende dar uma oportunidade aos programadores de ajustarem as aplicações aos novos Live Tiles e ao redimensionamento que os utilizadores vão poder fazer no ecrã inicial nos "azulejos". O kit não traz nenhuma API nova relativamente ao SDK do WP 7.5, pelo que começa a ser cada vez mais evidente que a atualização dos smartphones vai ser mais gráfica do que propriamente construtiva em termos de software e novas funcionalidades.

Nokia prepara novidades com Windows Phone para 2013

Esta semana surgiram também rumores sobre um smartphone com o nome de código Nokia EOS e que segundo os relatos da imprensa internacional seria o "verdadeiro" Windows Phone equipado com a tecnologia PureView.

É possível que nos próximos meses, e quem sabe já na Mobile World Congress, a empresa finlandesa apresente um telemóvel equipado com o sistema operativo móvel da Microsoft, ao estilo Lumia, mas com o mesmo sensor fotográfico do Pureview 808, considerado pelo TeK como um dos gadgets do ano de 2012.

O The Verge recebeu ainda informações de que o telemóvel vai ter um corpo construído em alumínio, em detrimento do policarbonato usado atualmente na gama Lumia, e os cantos do telemóvel vão ser retos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.