Os rumores em torno do primeiro smartphone dobrável da Google são constantes e consistentes de que poderá chegar ao mercado em 2023. O website alemão WinFuture aponta agora que a Google poderá fazer um anúncio oficial na conferência dedicada a developers, a Google I/O, apontada para o dia 10 de maio. A gigante tecnológica poderá aproveitar o evento para revelar novos smartphones, neste caso o dobrável Pixel Fold.

A publicação confirma que o nome final do equipamento será mesmo Pixel Fold e que poderá chegar à Europa na segunda semana de junho. A informação baseia-se em dados de retalhistas que já terão listado versões do equipamento com 256 GB de armazenamento. Há também referência às cores previstas de lançamento designadas por Carbono (que poderá ser preto ou cinzento escuro) e Porcelana (branco).

Veja na galeria como poderá ser o Pixel Fold da Google:

As informações apontam ainda para um preço de 1.700 euros, embora a publicação considere que esta indicação é pouco confiável. Outras informações reunidas é que o smartphone dobrável terá pelo menos três capas oficiais coloridas no seu lançamento.

A acompanhar o Pixel Fold, a Google também poderá lançar em junho a variante de gama média Pixel 7a, por cerca de 500 euros. A WinFuture diz que foi listado para a Europa um modelo de 128 GB de armazenamento interno, que já foi avistado no Vietname. O modelo poderá ter cores azul, preto/cinzento e branco.

Em rumores anteriores, relativamente ao ecrã do smartphone, espera-se um display de 7,57 polegadas dobrável, acompanhado de um mais pequeno de 5,78 polegadas. Este ecrã estará a ser fabricado pela Samsung Display, inicialmente baseado na mesma tecnologia do Fold3, mas não se sabe se foi, entretanto, atualizado, uma vez que nos primeiros protótipos ainda não eram OLED.

Pixel Fold da Google terá sido novamente adiado e pode chegar no final de 2023
Pixel Fold da Google terá sido novamente adiado e pode chegar no final de 2023
Ver artigo

A Google também estará a afinar o sistema de mecanismo de dobra do ecrã, para que seja mais robusto. Para já, o suporte a caneta digital poderá ter sido descartado para esta primeira geração do Pixel Fold. A nível de hardware, espera-se a próxima geração de processadores da Google, o chip Tensor G2 e memória RAM de 12 GB. Quanto a câmaras, poderá ter um sensor principal de 50 MP, uma grande angular de 12 MP e uma telescópica de 48 MP. No interior, poderá ter uma câmara de 9,5 MP algures na moldura superior.