Lançado em julho em alguns mercados, o Smartphone for Snapdragon Insiders da Qualcomm representa o primeiro equipamento da empresa dedicado à sua comunidade. Habituada a fornecer os mais poderosos processadores Snapdragon e modems 5G à indústria, a empresa americana uniu-se à Asus para a construção do equipamento topo de gama. Este deverá servir, sobretudo, de “cobaia” aos novos avanços tecnológicos da fabricante.
O smartphone foi construído com componentes de topo, incluindo o suporte a Android 11, 5G e Wi-Fi 6/6E, um ecrã de 6,78 polegadas OLED com taxa de refrescamento de 144 Hz, 512 GB de armazenamento, 16 GB de RAM, sensor de impressão digital e carregamento rápido, apesar da bateria ser apenas de 4.000 mAh. Ainda assim, esta primeira amostra não oferece o mais poderoso Snapdragon 888 Plus, mas sim a versão standard do chip, levando muitos a torcer o nariz aos 1.500 dólares que custa o equipamento.
Veja imagens do Smartphone for Snapdragon Insiders:
Os especialistas em benchmark de câmaras fotográficas para smartphones, a DXoMark, quiseram tirar a limpo a qualidade dos seus sensores e submeteram o novo smartphone a testes. Para começar, as suas especificações técnicas: tem uma configuração de uma lente principal de 64 MP, uma ultra grande angular de 12 MP e uma telefoto de 8 MP com capacidade de zoom ótico de 3X. A empresa optou por colocar estabilizador tanto na câmara principal como os restantes sensores. Tem ainda um sensor de autofoco 8x8.
Contas feitas, o smartphone consegue gravar vídeo até 8K UHD (7680x4320) a 30 FPS, 4K a 60 e a 30 FPS com modo dinâmico, todos os formatos garantidos com estabilização de imagem.
Na sua análise, a especialista atribuiu uma pontuação de 142 pontos à fotografia, 74 ao zoom e 111 ao vídeo, gerando uma nota final de 133 pontos. A pontuação da câmara fotográfica coloca o smartphone da lista dos melhores, no quinto lugar do Top 5, com os mesmos pontos do Xiaomi Mi 10 Ultra. Em primeiro lugar continua o Huawei P50 Pro com 144 pontos, seguindo-se o Xiaomi Mi 11 Ultra com 143 e o Huawei Mate 40 Pro+ com 139 pontos. O Mate 40 Pro está listado em quarto com 136 pontos.
Entre os pontos positivos do Smartphone for Snapdragon Insiders, a especialista destaca o seu sistema de autofoco tanto na fotografia como em vídeo e a sua palete de cores e texturas. Elogia ainda o seu sistema de dynamic range, mesmo em fracas condições de iluminação e um com controlo do ruído tanto em vídeos em interiores como exteriores. Salienta ainda o sistema de “preview” das imagens no ecrã muito consistente e próximo do resultado final da fotografia captada.
Por outro lado, nos contras, o smartphone tem algumas dificuldades nas cenas de alto contraste, assim como o balanceamento dos brancos nas captações telescópicas, sobretudo a curta distância e em fracas condições de iluminação. Nos vídeos, perde detalhe em locais com pouca iluminação.
A DXoMArk explica que o smartphone tem diversos métodos inovadores de processamento de imagem garantidos pelo chip Snapdragon 888, incluindo o sistema de autofoco. Já o balanceamento dos brancos em iluminação mista é assistido pelo sensor ToF presente no módulo 8x8 de infravermelhos. O processador destaca-se ainda pela sua capacidade de processamento no melhoramento de imagem antes de apresentar o resultado final. “Estes métodos permitem ao Smartphone for Snapdragon Insiders competir com outros equipamentos com sensores de imagem maiores”, é referido no teste.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários