A Fairphone anunciou o lançamento de uma versão mais acessível do Fairphone 5, agora disponível com 6 GB de RAM e 128 GB de memória interna, face aos 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento do equipamento original, apresentado há cerca de um ano, igualmente durante a IFA.

O ajuste nos componentes permitiu que a nova variante tenha um preço de 549 euros, 150 euros a menos que o modelo original na altura do lançamento. Ao mesmo tempo, o preço da edição de 8 GB do Fairphone baixa para os 649 euros, refere a fabricante em comunicado.

Clique para ver as imagens do Fairphone 5 no lançamento

A nova versão do Fairphone 5 tem também uma pegada de CO2 de 37 kg CO2e, a mais baixa do sector, sublinha igualmente a Fairphone.

De resto, o smartphone que se destaca pela construção modular e fácil reparabilidade, apresenta um ecrã OLED de 6,46 polegadas com taxa de atualização de 90 Hz, proteção Gorilla Glass 5, câmaras tripa de 50 MP, resistência a água e poeira com classificação IP55 e uma bateria removível.

O Fairphone 5 tem um compromisso com a sustentabilidade e suporte de longo prazo, prometendo atualizações do sistema operativo até 2031, somados a uma garantia de 5 anos.

A nova variante do modelo ético modular vem em duas cores: verde musgo e preto fosco. O Fairphone 5 verde musgo pode ser combinado com os auscultadores Fairbuds XL da mesma cor.

Veja o vídeo de como desmontar o Fairphone 5

“Estamos muito felizes por continuarmos a alargar a nossa base de clientes. Com esta nova versão do Fairphone 5, queremos tornar o telefone acessível a ainda mais pessoas e, mais uma vez, provar à indústria que existe um mercado para eletrónicos sustentáveis”, refere Miquel Ballester, cofundador e chefe de gerenciamento de produtos da Fairphone.